Burkardt lidera as esperanças do Mainz: "Não tem medo de nada"
Foi a primeira vez que Jonathan Burkardt marcou um golo. "Foi a primeira vez que ganhei com a equipa esta época, por isso muitas coisas me escaparam", disse o jogador de 23 anos. Ele estava "muito feliz" e até conseguiu sorrir para a pequena violeta no dorso do nariz. Com dois golos, Burkardt levou o Mainz 05 a uma vitória em casa por 2-0 no duelo contra o Bochum - e liderou energicamente o caminho.
Na melhor oportunidade do jogo até o momento, o jogador do Mainz conheceu de perto a luva do guarda-redes dos visitantes, Manuel Riemann, mas não se deixou abater. Poucos minutos depois, marcou de grande penalidade para assumir a liderança do marcador (45+3 minutos), antes de a fechar na segunda parte (71'). Os Nullfünfer subiram dos lugares de despromoção pela primeira vez desde o final de janeiro e deram um importante sinal de vida na luta contra a despromoção, após a derrota por 1-8 frente ao FC Bayern. Graças a Jonny.
"Ele pode ser um dos jogadores mais importantes para nós", disse o treinador do FSV, Bo Henriksen, e prestou homenagem ao seu protegido. "Podemos confiar nele, ele dá sempre tudo", sublinhou o dinamarquês, enquanto o diretor desportivo Martin Schmidt elogiou a"coragem" e a "autoconfiança" do atacante, que fez muita falta esta época.
O ex-capitão da seleção nacional de sub-21 foi submetido a duas operações devido a um edema da medula óssea no joelho esquerdo, e Burkardt só se estreou no final de novembro, na 12.ª jornada, 378 dias depois da sua última presença na Bundesliga. Ele havia perdido a primeira vitória do Mainz, três semanas antes, contra o RB Leipzig (2-0). Na segunda, a vitória por 1-0 contra o Augsburgo na estreia de Henriksen em meados de fevereiro, uma infeção impediu-o de jogar. Mas agora, na terceira vitória por três pontos, ele foi o principal protagonista.
Com o terceiro e o quarto golos da temporada, Burkardt colocou todos em clima de festa no 119.º aniversário do clube e até baniu a maldição da marca de penálti. Desde o início da temporada, o Mainz havia cobrado quatro grande penalidades, todas falhadas. Mas depois de uma falta sobre Jae-sung Lee, Burkardt pegou na bola e bateu o guarda-redes do VfL, Riemann, com um remate forte.
Foi"extraordinário", disse Schmidt,"que o jovem rapaz tenha assumido a responsabilidade nesta situação, depois da sua longa lesão, e tenha rematado. Isso mostrou a toda a equipa que este é o caminho a seguir". Burkardt é"alguém que não tem medo de nada", acrescentou Henriksen:"É disso que precisamos na nossa situação."
No entanto,"nada está acabado e nada está decidido" na batalha para permanecer na liga, pois Burkardt não é o único que sabe. É por isso que o vencedor da partida, como todos os outros no FSV, alertou:"Temos que continuar trabalhando, mesmo durante a pausa internacional, para que possamos continuar com sucesso depois".