Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campeão no século passado, Holstein Kiel, estreia-se na Bundesliga ao fim de 124 anos

Jogadores do Kiel após a qualificação para a segunda ronda da Taça
Jogadores do Kiel após a qualificação para a segunda ronda da TaçaROBERTO PFEIL/dpa Picture-Alliance via AFP
É a história mais bonita desta época da Bundesliga que arrancou na sexta-feira, o Kieler SV Holstein 1900 estreou-se na Bundesliga este sábado pela primeira vez em 124 anos de história.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O clube do norte da Alemanha pode ser considerado um pequeno desconhecido, assim como o era o TSG Hoffenheim em 2008, adversário nesta estreia. Mas não é esse o caso, pois Kiel venceu o campeonato alemão em 1912!

Nessa altura, o futebol estava a dar os primeiros passos: não havia profissionalismo nem organização nacional. Apenas uma fase final determinava o campeão, após fases preliminares em cada uma das regiões do país. A Bundesliga, tal como a conhecemos atualmente, data de 1963.

O Kiel finalment conseguiu chegar à elite ao fim de sete anos na Bundesliga 2. Uma bela conquista para Marcel Rapp - no cargo desde 2021 - e a sua turma. No entanto, a parte mais difícil ainda está por vir, dada a dificuldade de permanecer na primeira divisão alemã. 

Este sábado, o clube deslocou-se a Hoffenheim, um adversário bastante difícil para iniciar a sua aventura ao mais alto nível. Mas há todos os motivos para acreditar que os kielianos farão boa figura.

Um clube reconhecido

Nas últimas temporadas, o Die Störche (As Cegonhas, em português) chamou a atenção dos observadores do futebol alemão graças ao seu polido. Em várias ocasiões, estiveram perto de garantir a promoção, mas o destino quis que fosse de outra forma. Foi o caso na época 2020/21, quando o Kiel era treinado por Ole Werner - que está no Werder Bremen há quase três anos -, mas o Colónia anulou a desvantagem na segunda mão do play-off (5-1).

Desde então, Marcel Rapp assumiu o comando e tem melhorado consistentemente. Membro da equipa técnica no Hoffenheim na década passada, o treinador de 45 anos tem uma visão moderna do jogo, à imagem de Julian Nagelsmann, que também passou pelo TSG. Por obra do destino, Rapp vai regressar à Arena PreZero, depois de ter treinado a equipa principal em 2020.

Mas na Alemanha, o Holstein Kiel é visto como um clube que merece a promoção à Bundesliga, sobretudo porque faz parte de uma cidade onde o desporto é rei. A equipa de andebol é mundialmente conhecida. E, note-se que a cidade de Kiel tem, afinal, quase 250.000 habitantes. Sendo a 30.º maior cidade do paí vai entrar, por isso, na grande liga quando se trata de futebol.

Por outro lado, vale a pena mencionar a capacidade do estádio, o Holstein-Stadion, que permanece escassa em comparação com os adversários (15.034 lugares). Renovado em 2019, o estádio data de 1911, mas deverá estar repleto de adeptos quando o Holstein Kiel jogar em casa.

Em termos de registo, o Die Störche tem uma longa história, para lá de ter chegado às meias-finais da Taça da Alemanha em 2021. Talvez o melhor ainda esteja para vir, mesmo que um título da liga continue fora de alcance por enquanto. O título de 1912 está muito longe, mas o Kiel terá algo a disputar esta época, especialmente porque trouxe sangue novo durante o verão.

A deslocação a Hoffenheim na primeira jornada é uma boa forma de avaliar o seu desempenho, uma vez que os comandados de Pellegrino Matarazzo tiveram dificuldades em ultrapassar o obstáculo na primeira ronda da Taça da Alemanha no fim de semana passado, vencendo nos penáltis contra um clube regional.