Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do esgotamento mental à estrutura do Bayern: Eberl sente-se renascido

Max Eberl no jogo da equipa feminina do Bayern contra o Hoffenheim
Max Eberl no jogo da equipa feminina do Bayern contra o HoffenheimČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Heike Feiner
Mais de dois anos e meio depois de ter sofrido de burnout, o diretor desportivo do Bayern de Munique, Max Eberl, sente que voltou a ser ele próprio, apesar do seu regresso à atividade futebolística. "O futebol continua a ser muito importante para mim, mas não mais importante do que a minha saúde e a minha paz pessoal e mental. De certa forma, ganhei um novo sopro de vida", disse Eberl à revista especializada 11Freunde (edição de terça-feira): "Hoje vivo muito mais o momento, estou completamente comigo, sou simplesmente: eu. Nunca me senti assim há 40 anos".

Eberl, de 51 anos, deixou o cargo de diretor desportivo do Borussia Mönchengladbach, rival do clube de Munique, no início de 2022, após 23 anos em várias funções no clube da Renânia, devido a esgotamento mental. Depois de ter revelado a sua forte necessidade de se distanciar do futebol, o seu regresso, poucos meses depois, com funções semelhantes no controverso clube da primeira divisão RB Leipzig, foi também acompanhado por vozes críticas. Os saxões separaram-se do dirigenteno outono de 2023, antes de Eberl assumir o cargo vago de diretor desportivo no Bayern Munique, no outono passado.

Eberl continua a rejeitar enfaticamente a acusação recorrente de que enganou deliberadamente o público quando deixou o Gladbach."Quem diz isso não faz ideia ou está a mentir!"

O dirigente nascido na Baviera descreveu o seu estado de espírito na altura de forma mais vívida do que nunca, dizendo que tinha passado "40 anos num moinho de exigências": "Já não estava em condições de continuar a minha vida da forma a que estava habituado e de fazer este trabalho da forma que agora é possível e agradável para mim. Apercebi-me de que, a dada altura, me tinha perdido, que só estava a cumprir um papel. Já não tinha forças para ir ao fundo das coisas e estava a encobrir os problemas com mais e mais trabalho - apesar de o meu corpo estar a gritar."

Siga o Bayern - Leverkusen no Flashscore