FlashFocus: Frimpong em destaque na Bundesliga, mas suplente na Laranja Mecânica
Em setembro de 2019, o Celtic, clube escocês de topo, adquiriu-o por menos de quatro milhões de euros aos então campeões ingleses, pelos quais não fez um único jogo na equipa principal.
A estreia como profissional ocorreu pouco depois da sua transferência para Glasgow, a 25 de setembro de 2019. Frimpong foi autorizado a começar na equipa titular durante o jogo da Taça da Escócia contra o Partick Thistle (vitória por 5-0) e foi nomeado o homem do jogo.
Durante a época de 2019/0, a sua primeira no Celtic, Frimpong ganhou três prémios: o campeonato nacional, a taça e a Taça da Liga. Esteve longe de ser um jogador de base durante essa época, mas impressionou tanto em 23 presenças em todas as competições que foi na época seguinte.
A meio da época 2020/21, o Bayer Leverkusen bateu-lhe à porta e pagou 11 milhões de euros pelos serviços do pequeno e veloz extremo. Aí, após um período de adaptação, teve a sua grande revelação.
A sua primeira época completa na Bundesliga alemã valeu-lhe 25 jogos, um golo e seis assistências.
Xabi Alonso
Mas foi apenas quando Xabi Alonso se tornou o técnico do Die Werkself que o rendimento realmente disparou. No sistema 3-4-3 do espanhol, Frimpong, na sua segunda temporada completa no Leverkusen, marcou oito golos em 34 jogos do campeonato e deu sete assistências. Foi eleito para a equipa da época na Bundesliga nos últimos três anos.
Na histórica época de 2023/24, marcou nove golos e sete assistências em 31 jogos do campeonato. Nessa época, o clube sagrou-se campeão nacional invicto, venceu a Taça da Alemanha e perdeu a final da Liga Europa para a Atalanta de Bérgamo.
Esta época, Frimpong já começou com um golo e uma assistência nos primeiros seis jogos do campeonato, mas causou especial sensação na Liga dos Campeões ao fazer três assistências nos dois primeiros jogos.
Frimpong tem um grande historial. É considerado um dos melhores laterais do mundo. É regularmente associado a uma transferência para o topo absoluto da Europa.
Nos últimos anos, ouviram-se rumores de transferências para clubes como o Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Manchester United e um regresso ao Manchester City.
Mas a sua carreira internacional está a correr muito menos bem do que a sua carreira no clube. Frimpong poderia ter jogado pelo país dos seus pais ou pelo país onde recebeu a sua educação na infância, mas escolheu a terra onde nasceu.
Frimpong juntou-se à Laranja Mecânica com menos de 19 anos em 2018 e, mais tarde, jogou pelos sub-20 e sub-21, estreando-se pela grande equipa neerlandesa há um ano, a 13 de outubro de 2023. No entanto, a partir do banco, já experimentou o Campeonato do Mundo de 2022 no Catar.
Apesar de o então selecionador holandês Louis van Gaal ter visto nele "uma arma", o jogador natural de Amesterdão não jogou um minuto durante o Campeonato do Mundo. O sucessor de Van Gaal, Ronald Koeman, deixou Frimpong de lado porque o extremo não quis ir ao Campeonato da Europa de Sub-21 com os jovens.
Durante o último Campeonato da Europa, Frimpong disputou três jogos pela Laranja Mecânica. Dois como suplente e um como titular, como extremo direito, contra a França. Koeman preferia - e continua a preferir - Denzel Dumfries na lateral direita e usa o facto de Frimpong jogar como avançado no seu clube como uma das razões para as suas escolhas.
Até à data, Frimpong disputou 106 jogos na Bundesliga. De acordo com o Transfermarkt.de, foi utilizado como defesa-direito em 41 ocasiões e jogou 61 vezes como médio-direito.
Em comparação, no Inter da Série A, Dumfries joga quase exclusivamente como médio-direito.
O favorito
Koeman também acha que Frimpong não é suficientemente bom defensivamente, embora esteja a aguentar-se na Bundesliga.
Parece que Koeman tem em Dumfries um claro favorito para a posição de lateral-direito, embora Dumfries só tenha jogado 90 minutos duas vezes pelo seu clube na Série A neste ano civil.
Outros jogadores são também preferidos para a posição de extremo direito, a posição que Frimpong ocupou durante o seu único jogo como titular no Campeonato da Europa contra a França. Antes de Koeman ter decidido utilizar Xavi Simons nesse lugar, jogadores como Donyell Malen e Steven Bergwijn, que não tem qualquer hipótese de entrar em forma, foram titulares, enquanto Frimpong teve de começar no banco.
O que é claro é que Frimpong está em desvantagem com o atual treinador da Laranja Mecânica e a questão que se coloca é se Frimpong se arrependerá depois de ter escolhido jogar pela Holanda.
Também ficou claro durante o último período internacional que Koeman não vê em Frimpong mais do que um substituto. Contra a Hungria, o lateral, tão importante para o Leverkusen, ficou no banco e contra a Alemanha, país onde tem causado furor semana após semana na liga nacional, foi autorizado a jogar durante pouco menos de meia hora.
Não só foi um período internacional infrutífero para Frimpong, como a equipa neerlandesa conquistou um ponto contra a Hungria (1-1, golo de Dumfries) e foi eliminada sem qualquer hipótese contra uma Alemanha misericordiosa (1-0). Talvez seja altura de mudar na Laranja Mecânica.