Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita quer investir na DAZN
Se for bem sucedido, este negócio poderá aumentar a influência do fundo no futebol europeu, uma vez que o DAZN é parceiro de transmissão da Serie A, da LaLiga, da Bundesliga e da Ligue 1.
O PIF, presidido pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, faz parte de um consórcio que detém o Newcastle United, clube de futebol da Premier League inglesa, bem como outros clubes do campeonato saudita, incluindo o Al Nassr, onde joga o futebolista português Cristiano Ronaldo.
O fundo discutiu investir cerca de mil milhões de dólares por uma participação de cerca de 10% no DAZN, com sede em Londres, disseram as pessoas, falando sob condição de anonimato, uma vez que não estavam autorizadas a falar publicamente.
As discussões entre o PIF e o DAZN estão em curso desde o final do ano passado, mas não estão avançadas, disse uma das pessoas, alertando para o facto de não haver certezas de que o negócio se concretize.
O DAZN manteve conversações com pelo menos três fundos de investimento nos últimos meses sobre várias parcerias estratégicas e está a tentar obter uma avaliação global de 10 a 12 mil milhões de dólares num potencial negócio, disse uma terceira pessoa com conhecimento do processo.
Os representantes da PIF e do DAZN não quiseram comentar.
O DAZN, que concorre com os canais tradicionais de televisão e de satélite, oferece acesso a uma série de conteúdos desportivos, incluindo futebol americano, boxe e basebol, através da sua plataforma de transmissão em linha.
Seria o primeiro streamer do seu género a atrair um possível investimento do PIF, que nos últimos anos investiu milhares de milhões noutros desportos de grande visibilidade, como a Fórmula 1 e o golfe.
Em setembro, o DAZN adquiriu os direitos de transmissão do Six Kings Slam, uma nova exibição de ténis de elite com Novak Djokovic e Rafael Nadal, que se realizará em Riade no final deste mês. Também transmite a Saudi Pro League em vários territórios e a série Riyadh Season de combates de boxe, de acordo com o seu sítio Web.
As receitas do DAZN aumentaram 41% para 2,1 mil milhões de dólares em 2022, uma vez que aumentou os preços das subscrições e acrescentou à sua plataforma os direitos de transmissão doméstica da Bundesliga e da Série A, de acordo com os seus últimos resultados.
No entanto, registou um prejuízo operacional de 1,06 mil milhões de dólares devido ao aumento dos custos dos direitos.
A DAZN tinha estado em conversações com consultores em dezembro passado para angariar até mil milhões de dólares para aumentar a sua carteira de direitos de transmissão, informou a Bloomberg.