Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita quer investir na DAZN

Reuters
Vista geral da marca DAZN
Vista geral da marca DAZNAction Images via Reuters/Andrew Couldridge
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita está entre os potenciais candidatos que exploram a compra de uma participação minoritária no valor de cerca de mil milhões de dólares no DAZN, o grupo de streaming desportivo apoiado pelo bilionário Len Blavatnik, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.

Se for bem sucedido, este negócio poderá aumentar a influência do fundo no futebol europeu, uma vez que o DAZN é parceiro de transmissão da Serie A, da LaLiga, da Bundesliga  e da Ligue 1.

O PIF, presidido pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, faz parte de um consórcio que detém o Newcastle United, clube de futebol da Premier League inglesa, bem como outros clubes do campeonato saudita, incluindo o Al Nassr, onde joga o futebolista português Cristiano Ronaldo.

O fundo discutiu investir cerca de mil milhões de dólares por uma participação de cerca de 10% no DAZN, com sede em Londres, disseram as pessoas, falando sob condição de anonimato, uma vez que não estavam autorizadas a falar publicamente.

As discussões entre o PIF e o DAZN estão em curso desde o final do ano passado, mas não estão avançadas, disse uma das pessoas, alertando para o facto de não haver certezas de que o negócio se concretize.

O DAZN manteve conversações com pelo menos três fundos de investimento nos últimos meses sobre várias parcerias estratégicas e está a tentar obter uma avaliação global de 10 a 12 mil milhões de dólares num potencial negócio, disse uma terceira pessoa com conhecimento do processo.

Os representantes da PIF e do DAZN não quiseram comentar.

O DAZN, que concorre com os canais tradicionais de televisão e de satélite, oferece acesso a uma série de conteúdos desportivos, incluindo futebol americano, boxe e basebol, através da sua plataforma de transmissão em linha.

Seria o primeiro streamer do seu género a atrair um possível investimento do PIF, que nos últimos anos investiu milhares de milhões noutros desportos de grande visibilidade, como a Fórmula 1 e o golfe.

Em setembro, o DAZN adquiriu os direitos de transmissão do Six Kings Slam, uma nova exibição de ténis de elite com Novak Djokovic e Rafael Nadal, que se realizará em Riade no final deste mês. Também transmite a Saudi Pro League em vários territórios e a série Riyadh Season de combates de boxe, de acordo com o seu sítio Web.

As receitas do DAZN aumentaram 41% para 2,1 mil milhões de dólares em 2022, uma vez que aumentou os preços das subscrições e acrescentou à sua plataforma os direitos de transmissão doméstica da Bundesliga e da Série A, de acordo com os seus últimos resultados.

No entanto, registou um prejuízo operacional de 1,06 mil milhões de dólares devido ao aumento dos custos dos direitos.

A DAZN tinha estado em conversações com consultores em dezembro passado para angariar até mil milhões de dólares para aumentar a sua carteira de direitos de transmissão, informou a Bloomberg.