Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Kompany apresenta-se aos adeptos do Bayern Munique: "Quero que os jogadores sejam corajosos e agressivos"

Bayern Munique apresentou Kompany em conferência esta quinta-feira
Bayern Munique apresentou Kompany em conferência esta quinta-feiraAFP
O novo treinador do Bayern Munique, Vincent Kompany, apresentou-se no Bayern Munique cheio de vontade e foi recebido com muitos elogios pelos dirigentes. "Para mim, a temporada pode começar hoje, sem problemas", disse o treinador de 38 anos, em alemão, na sua apresentação na Allianz Arena, esta quinta-feira.

"Mas não posso dar uma conferência de imprensa inteira em alemão, não tenho a menor chance no momento", disse Kompany.

Por isso, sempre mudou para o inglês, mas enfatizou que o seu primeiro nome é pronunciado em francês. No entanto, durante o seu tempo de profissional no Hamburgo, isso "nunca deu certo, é difícil para os alemães pronunciarem". Por isso, gosta de ser chamado de "Vinnie".

Kompany disse que a sua ideia de jogo deriva do seu caráter e das suas origens em Bruxelas.

"Quero que os jogadores sejam corajosos, mas também que transmitam a minha natureza e digam: somos agressivos. Essas são as duas coisas que moldaram o meu caráter", explicou. 

Kompany não é apenas o homem da direção desportiva, acrescentou, mas também dos antigos chefes Uli Hoeness e Karl-Heinz Rummenigge. Hoeness garantiu-lhe isso mesmo numa conversa.

"Estou contente por ele estar aqui. As primeiras impressões são positivas para todos. Ele é a pessoa certa para todos", afirmou o Diretor Executivo Jan-Christian Dreesen. 

"Estou extremamente satisfeito por ter dado certo com o Vincent. Ele é um dos treinadores mais interessantes da Europa, um treinador jovem mas extremamente ambicioso. Percebemos imediatamente que estávamos no mesmo comprimento de onda. Pensamos da mesma forma sobre o jogo e os próximos passos que precisamos dar", acrescentou o  Diretor Desportivo, Max Eberl.

Kompany esteve no Burnley, da Premier League inglesa. O sucessor de Thomas Tuchel assinou um contrato até 2027. Inicialmente, viajou para Munique com a família e viu de perto os balneários e o estádio antes da sua apresentação na Arena.

Eberl contradiz teoria de solução improvisada

O diretor desportivo, Max Eberl, tentou desmentir veementemente a impressão de que o novo treinador é apenas uma solução provisória.

"Quer estejamose m primeiro, segundo ou terceiro lugar, quer se trate de uma classificação, houve muitas interpretações erradas que não são verdadeiras", afirmou Eberl.

O Diretor Executivo, Jan-Christian Dreesen, acrescentou: "Algumas pessoas entraram em contacto e cancelaram, mas nunca falámos com elas."

O processo interno da longa procura de um sucessor para Thomas Tuchel foi "limpo", disse Eberl, que admitiu que também procurou aconselhamento junto dos gigantes do clube Uli Hoeness e Karl-Heinz Rummenigge.

"É claro que o Bayern ficou com um olho negro ou dois, mas como eu disse: o melhor vem no fim", disse Kompany.

O belga estava "na lista de Munique" desde o início, sublinhou Eberl. Ele próprio e o diretor desportivo Christoph Freund já tinham estado envolvidos com o treinador de 38 anos durante os seus primeiros dias como técnico do RSC Anderlecht.

"Aqueles dois anos foram extraordinários, ele causou furor com a equipa mais jovem da Europa na época e jogou um futebol incrivelmente atraente. Isso faz com que nos sentemos e prestemos atenção", explicou.

A falta de experiência do treinador é o único motivo de dúvida para o Bayern.

"Deveríamos ter tido o diálogo (com Kompany) diretamente, então toda a busca teria terminado. Ele era simplesmente a opção certa", acrescentou Eberl.

Planeamento do plantel em andamento

O clube de Munique parece já ter feito grandes progressos no planeamento do plantel.

"Já conversámos intensamente sobre os jogadores e o elenco", disse Eberl.

Eberl também já havia trabalhado no planeamento do plantel com o diretor desportivo Christoph Freund.

"Estamos um pouco mais adiantados do que se imagina", disse.

Apesar de "não haver listas de dispensa" no Bayern, há "jogadores que podem ter mais dificuldades no futuro, mas isso é normal no desporto de competição", disse Eberl.

O próprio Kompany disse que era "muito cedo para falar de jogadores individualmente" que poderiam ser afetados pela mudança.

"Vamos discutir internamente o que o plantel precisa", afirmou.

Ao mesmo tempo, está ansioso pelos jogadores, disse ele, acrescentando: "É importante a fome dos jogadores. Quero ver verdadeiros vencedores. Quero ver quais os jogadores que têm fome para que possamos ter sucesso novamente."