Leverkusen busca a invencibilidade com o título da Bundesliga à vista
Com 24 vitórias e quatro empates no campeonato, o Leverkusen está prestes a passar uma temporada invicto na Bundesliga. Nem mesmo o poderoso Bayern de Munique, que tem 33 títulos alemães, conseguiu tal feito no campeonato.
Uma situação que pode levar a equipa de Alonso a receber um escudo dourado da Bundesliga.
Numa entrevista publicada na quinta-feira no site desportivo alemão Kicker, o capitão do Leverkusen, Lukas Hradecky, disse que a sua equipa implacável não baixaria os braços se vencesse o Bremen no domingo.
"Queremos criar algo ainda mais especial do que o campeonato: terminar a época sem derrotas. Se nos sagrarmos campeões no domingo, isso não terá qualquer impacto na forma como jogamos no campeonato", disse Hradecky, explicando: "Precisamos de estar à altura do nosso papel (de campeões)".
Alonso tem dito repetidamente nesta temporada que a sua equipa - que também está bem posicionada para chegar às meias-finais da Liga Europa e está na final da Taça da Alemanha - não deve antecipar-se.
Hradecky, que admitiu ter "quase descartado a possibilidade de ganhar o título" antes desta temporada, disse que manter a corrida era "motivação suficiente".
"Ser campeão seria fantástico. Mas faltam apenas cinco jogos (depois de domingo) e não vamos desistir. Então não seria apenas um campeonato, mas um com uma cereja no topo", garantiu.
O Bayern, que recebe o Colónia, e o Estugarda, que joga em casa contra o Frankfurt, estão com 60 pontos.
Se tanto o Bayern como o Estugarda perderem no sábado, o Leverkusen será campeão mesmo antes de entrar em campo contra o Bremen.
O técnico Alonso quer, sem dúvida, que o título seja conquistado com as suas próprias condições e diante dos adeptos.
"Temos muitas iportunidades, felizmente, mas vamos tentar fazer isso no domingo", disse Alonso na quinta-feira, depois que o Leverkusen ampliou sua invencibilidade para 42 jogos em todas as competições com uma vitória por 2-0 sobre o West Ham nas quartas de final da Liga Europa: "Temos de estar motivados, mas não em excesso."
A observar: Robert Andrich (Bayer Leverkusen)
Embora os atacantes do Bayer Leverkusen tenham dominado os títulos nesta temporada, as conquistas do clube foram construídas sobre a base estabelecida pelo meio-campista Robert Andrich.
A história de Andrich espelha a do Leverkusen: um jogador promissor com potencial não realizado antes da chegada de Xabi Alonso. O médio de 29 anos comemorou a estreia na seleção alemã nesta temporada, sendo um dos sete atletas do Leverkusen a serem convocados pela primeira vez para a equipa nacional.
Andrich disse que tinha dificuldade em compreender o que significava a conquista do título.
"Acho que nem consigo descrever", disse Andrich na quarta-feira no podcast Einfach Mal Luppen: "Naquele momento, posso entrar em colapso. Provavelmente só me vou aperceber do que fizemos quando estiver de férias".
Principais números
76 - O Bayer Leverkusen tem 76 pontos a seis jornadas do fim do campeonato. No ano passado, Bayern e Dortmund terminaram com 71 pontos após 34 jogos, com os bávaros conquistando o título com a diferença de golos.
0 - Nunca nenhuma equipa passou uma época da Bundesliga sem perder.
11 - O Bayern de Munique conquistou os últimos 11 títulos da Bundesliga.