Liga Conferência: Heidenheim prepara-se para "o sonho" de disputar uma prova europeia
Holger Sanwald ainda não consegue acreditar que o seu pequeno Heidenheim está de repente no grande palco europeu. "Sempre fui um visionário, um otimista também, mas uma competição europeia era a última coisa que me passava pela cabeça", disse o diretor executivo do FCH, e riu-se.
Embora o maior jogo da história do clube contra o Chelsea, antigo vencedor da Liga dos Campeões, seja apenas a 28 de novembro, o início da nova fase da Liga da Conferência contra o Olimpija Ljubljana, na quinta-feira, já está a eletrizar o tranquilo clube da região oriental da Suábia. "Queremos mostrar para a Europa quem somos e do que somos capazes", enfatiza Niklas Dorsch.
Para Sanwald, responsável pela história de sucesso do clube há 30 anos, tudo isso é "um sonho, e é claro que também temos consciência de que só podemos passar por isso uma vez", disse o dirigente de 57 anos ao jornal Frankfurter Rundschau, acrescentando, quase incrédulo: "Quando ainda jogávamos nos escalões amadores nos anos 90, eu sonhava com a Verbandsliga, depois com a liga regional e, mais tarde, com a segunda Bundesliga. Mas não com as provas europeias".
No recente sorteio em Mônaco, ele pensou novamente:"O que você está realmente fazendo aqui?"
Siga o Heidenheim - Olimpija Ljubljana no Flashscore
O Heidenheim derrotou o Häcken da Suécia no play-off e vai agora defrontar o Ljubljana, o Chelsea e o St. Gallen em casa, na Voith Arena, com capacidade para 15.000 espectadores. Fora de casa, o FCH tem pela frente o Basaksehir, o Hearts e o Pafos.
Estas são noites especiais para o Heidenheim, o surpreendente oitavo classificado da última época da Bundesliga. Sanwald não sabe se o experiente treinador Frank Schmidt vai vestir-se a rigor para a ocasião. "Nem sei se ele tem um fato", disse com um sorriso. Schmidt é o treinador do clube desde 2007 - e para Sanwald" o nosso fator de sucesso extraordinário para tornar esta história realidade. Não há superlativo para isso."
E Schmidt? Ele permanece sóbrio, apesar de toda a euforia em torno do Schlossberg. "Queremos, sem dúvida, começar com uma vitória", afirma. Embora esteja "absolutamente encantado, esta é a minha primeira vez, em princípio para toda a equipa - continua a ser o mesmo: a Bundesliga tem prioridade, queremos absolutamente ficar na primeira divisão".
No entanto, o médio Dorsch, que já jogou pelo FC Bayern na Liga dos Campeões e pelo Gent na Liga Europa, disse que poderia "dizer aos rapazes pela minha experiência" que "são jogos absolutamente fantásticos".