Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Monumento ao "Bombardeiro": Bayern Munique homenageia o avançado Gerd Müller

SID
Estátua de Gerd Müller é agora bem visível em frente à Allianz Arena, em Munique
Estátua de Gerd Müller é agora bem visível em frente à Allianz Arena, em MuniqueProfimedia
O "Bombardeiro" em bronze. o Bayern Munique inaugurou esta terça-feira um monumento ao seu histórico goleador, Gerd Müller.

O ícone, que faleceu em 2021, ficará em frente à Allianz Arena em tamanho 1,5 vezes maior do que o seu tamanho original - na sua incomparável pose de júbilo, com as duas mãos lançadas para o céu. O Müller de bronze tem 4,2 metros de altura, com base, e pesa uma tonelada.

"Sem Gerd Müller, o Bayern não seria aquilo em que se tornou. Ele estabeleceu padrões no mundo dos avançados", afirmou o presidente do clube, Herbert Hainer, na cerimónia de inauguração, perante cerca de 220 convidados, incluindo a mulher de Müller, Uschi, e muitos antigos companheiros.

O presidente honorário, Uli Hoeneß, acrescentou: "Os dezasseis, de preferência os cinco - era esse o seu mundo, era aí que ele se sentia em casa".

Segunda estátua para Müller

Gerd Müller tem agora uma "dupla": em 2022, já tinha sido homenageado com uma estátua na sua cidade natal, Nördlingen.

O monumento em Munique foi concebido pelo artista Karel Fron. O seu financiamento foi organizado pela Fundação Kurt Landauer através de donativos dos adeptos e clubes de adeptos do Bayern Munique.