Müller, o 12 vezes campeão da Bundesliga que tem mais quatro títulos que o Dortmund
Falar de Thomas Müller é falar do Bayern de Munique. Os recentes êxitos do gigante alemão não podem ser compreendidos sem o comprovado avançado, que também sabe o que é ganhar um Campeonato do Mundo com a sua seleção. No fim de semana passado, com mais agonia do que nunca, conquistou a Bundesliga pela 12.ª vez na sua longa carreira e ajudou o clube a acrescentar o 33.º troféu à sua coleção, graças à diferença de golos ante o Borussia Dortmund.
Está na Allianz Arena há mais de duas décadas e tem sido uma figura-chave nos 11 títulos consecutivos do Bayern. Com exceção da campanha de 2018/19, todos foram conquistados com mais de uma jornada de antecedência. Nada como o que se viu nesta última edição, pois nem sequer dependiam de si próprios no último jogo e conseguiram o golo da vitória à beira do apito final (graças a Jamal Musiala, aos 89 minutos).
O registo de Müller, de sete golos e oito assistências na última época, tem sido um pouco pior, o que faz sentido no final dos seus trinta anos, mas mesmo assim tem sido importante. Marcou 20 golos em 2015/16 e fez até 21 assistências em 2019/20, mais três do que nos dois anos anteriores ao final da época. De notar também que nunca ficou abaixo dos 27 jogos, tendo mesmo chegada à meia centena 2009/10 a 2011/12. Desde então, tem andado sempre à volta das três dezenas.
Carreira de ouro
Outros jogadores que fizeram sucesso no campeonato alemão são o já citado Neuer (11) e dois jogadores de Real Madrid e Barcelona, respetivamente, com 10, David Alaba e Robert Lewandowski. Há um espanhol com nove, Javi Martínez (assim como Franck Ribéry e Jérome Boateng), e o espetro alarga-se se descermos um degrau (oito): Kingsley Coman, Sven Ulreich, Mats Hummel, Oliver Kahn, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Arjen Robben e Mehmet Scholl.
O avançado, fiel às suas cores e atualmente o "One Club Man", supera todos os clubes abaixo dele em termos de recorde na competição. O Nuremberga conquistou nove títulos na sua história, um a mais que o Dortmund, e tanto o Schalke 04 (sete), quanto o Hamburgo (seis), estão logo atrás. Todos foram superados de longe pelo jogador de 33 anos, que tem até o dobro do número de vitórias do Hamburgo, que não vence desde a década de 1980.