Neuer tenciona continuar a sua carreira para além de 2025
Apesar de ainda se sentir fisicamente apto e capaz de disputar o Campeonato do Mundo de 2026, Manuel Neuer anunciou na quarta-feira que se vai retirar do futebol internacional, aos 38 anos, com a seleção alemã, para se concentrar no Bayern de Munique. Isto não significa necessariamente o fim da sua carreira, muito pelo contrário.
"Se tivermos uma época de sucesso com a nova equipa e com um novo ímpeto, isso também significa para mim que há prazer. E se o prazer existir, então continuarei sem hesitar. Não vou entrar nesta época com a ideia de me despedir", explicou ao site da revista Kicker.
"Estou em constante diálogo com o treinador (Vincent Kompany), com Christoph Freund e Max Eberl (diretor desportivo). Neste momento, tenho a sensação de que todos estão satisfeitos comigo. Ainda falta muito para começarmos a falar sobre o futuro. Mas o momento há-de chegar", afirmou Neuer.
Com contrato com o Bayern até 2029, o guarda-redes Alexander Nübel foi emprestado ao Estugarda até ao verão de 2026. Para Neuer, no entanto, o prolongamento da sua carreira não está ligado à evolução da situação de Nübel.
Campeão do mundo com a Mannschaft no Brasil em 2014, Neuer venceu a Liga dos Campeões duas vezes (2013 e 2020) com o Bayern, clube ao qual se juntou no verão de 2011.
Natural de Gelsenkirchen, jogou nas equipas jovens e na academia do Schalke 04 antes de assinar o seu primeiro contrato profissional em 2005. O seu contrato com o Bayern foi prolongado até ao verão de 2025, com o objetivo de regressar à final da Liga dos Campeões, marcada para 31 de maio de 2025 na Allianz Arena, a sua casa nos últimos catorze anos.