Niko Kovac: "Estamos a arruinar o futebol"
Acompanhe as principais incidências da partida
Niko Kovac foi questionado sobre as recentes críticas de Matthias Sammer às provas do VAR na conferência de imprensa da jornada de quinta-feira - e usou o palco para um acerto de contas geral sobre o controverso conjunto de regras. "Não podemos comprometer-nos com nada. Para mim, é um jogo de dados. Hoje é de uma maneira, amanhã é de outra. Um apita assim, o outro não", indignou-se Kovac.
Kovac prosseguiu com o seu discurso: "Entretanto, é preciso treinar para jogar com os jogadores. E depois podemos esperar que talvez alguém esteja sentado na cave e diga: 'Tu, tu, tu - alguém pôs a mão na bola'. E depois há um penálti. Não é preciso apontar para a baliza. Apontar para a mão - essa é a solução. Não pode ser assim. Estamos a arruinar o futebol", disse o croata.
Kovac defendeu a marcação de um penálti apenas "se houver uma intenção clara. Penso que, no início, isso era o melhor. Todos sabiam o que se estava a passar".
Para Kovac, o problema não são os árbitros: "Eles só têm de pôr em prática aquilo que lhes mandam fazer.Também são eles que sofrem". Os futebolistas têm de ser envolvidos no processo de definição das regras. Atualmente, ele próprio tem de "perguntar ao quarto árbitro. Faço-o honestamente. Por isso, também não percebo nada e aprendo sempre algo novo".