Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O homem que salvou o Dortmund da insolvência sai do clube em 2025

SID
Hans-Joachim Watzke vai terminar longa ligação ao clube
Hans-Joachim Watzke vai terminar longa ligação ao clubeProfimedia
O patrão vai-se embora ao fim de 20 anos: Hans-Joachim Watzke vai deixar o cargo de diretor-geral do Borussia Dortmund, da Bundesliga, no final de 2025. O dirigente de 64 anos anunciou na segunda-feira, no campo de treinos em Marbella, que não iria renovar o seu contrato.

"Hans-Joachim Watzke (...) informou o Comité Executivo do Conselho Consultivo da Borussia Dortmund Geschäftsführungs-GmbH, presidido pelo Presidente Dr. Reinhold Lunow, que não irá prolongar o seu contrato como Diretor Geral, que atualmente decorre até ao final de 2025, e deixará a gestão no outono de 2025", afirmou.

Watzke é também Vice-Presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB) e Presidente do Conselho de Supervisão da Liga Alemã de Futebol (DFL). Também faz parte do Comité Executivo da União Europeia de Futebol (UEFA).

Uma ascensão ao longo de várias décadas

Watzke começou por ser tesoureiro do Borussia Dortmund em 2001 e é diretor-geral desde fevereiro de 2005. No final de 2022, o seu contrato foi prorrogado até 31 de dezembro de 2025.

O dirigente ganhou grande mérito e é considerado como o homem que salvou o conjunto da Vestfália da insolvência numa reunião de credores em Düsseldorf, em março de 2005. O Dortmund reduziu gradualmente as suas dívidas nos anos seguintes, tornando-se o segundo maior clube da Bundesliga, a par do Bayern de Munique, tanto em termos desportivos, sob a direção de Jürgen Klopp, como financeiros.

No entanto, nos últimos tempos, os adeptos têm lançado várias críticas. O Borussia conquistou o seu último título de campeão em 2012 - a 27 de maio de 2023, o Borussia só tinha de vencer o FSV Mainz 05 na última jornada para conquistar a Bundesliga, mas não o conseguiu com um empate a 2-2. Watzke considerou este "o pior dia" da sua vida.