Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O regresso da Bundesliga: Todas as perguntas e respostas sobre a nova temporada

A Bundesliga 2024/25 será inaugurada pelo Leverkusen e pelo Gladbach
A Bundesliga 2024/25 será inaugurada pelo Leverkusen e pelo GladbachProfimedia
A 62.ª temporada da Bundesliga está aí à porta. 97 dias depois de encerrar a sua temporada de sonho sem derrotas, o campeão Bayer Leverkusen abre a próxima época com uma difícil missão fora de casa. Na sexta-feira à noite, a equipa do técnico Xabi Alonso recebe o Borussia Mönchengladbach. Já o Bayern de Munique, que está em alta, enfrenta o Wolfsburgo no domingo.

Quem pode parar o Leverkusen?

O principal rival é, obviamente, o Bayern de Munique, atual vice-campeão alemão. Depois da primeira temporada sem títulos desde 2011/12, o Bayern chega à temporada com muita vontade de vencer com o novo técnico Vincent Kompany. O Borussia Dortmund, que também tem um novo treinador, Nuri Sahin, reforçou o seu plantel com vários internacionais e também quer atacar - e há ainda o Estugarda e o RB Leipzig. Eles também querem ter uma palavra a dizer no topo da tabela.

O que há de especial?

O facto de o campeonato estar a ficar "mais pequeno". A revolta dos "mais pequenos" e dos "clubes da aldeia", como o 1. FC Heidenheim, o Holstein Kiel e o TSG Hoffenheim, não tem fim. Enquanto na segunda divisão há nove membros fundadores da Bundesliga, na atual primeira divisão há apenas quatro. Em alguns dias de jogos, o número de espectadores nos estádios da segunda divisão é maior do que na elite.

Quem está a lutar contra a despromoção?

As equipas promovidas, financeiramente limitadas, Holstein Kiel e FC St. Pauli terão certamente dificuldades - mas a euforia da promoção não deve ser subestimada. A época também deverá ser complicada para a equipa surpresa da época anterior, o 1. FC Heidenheim. Os suábios perderam os seus principais jogadores de ataque, Jan-Niklas Beste e Tim Kleindienst, e estão a jogar na Europa pela primeira vez. O Bochum, o Augsburgo e talvez o Union Berlim também deverão terminar na parte inferior da tabela.

Quais são as novas contratações que merecem atenção?

Sem surpresas, o Bayern fez as duas transferências mais caras. João Palhinha (Fulham) e Michael Olise (Crystal Palace) chegaram ao clube bávaro por um valor total de mais de 100 milhões de euros.

O Borussia assegurou os serviços do internacional Pascal Groß (Brighton & Hove Albion) e adquiriu Serhou Guirassy e Waldemar Anton ao Estugarda. O Leverkusen manteve em grande parte o seu plantel campeão e fez algumas adições seletivas, incluindo Aleix Garcia da equipa espanhola surpresa Girona, enquanto o Eintracht Frankfurt contratou o grande talento Can Uzun, que veio do Nuremberga.

O que é que há de novo?

A "regra do capitão". Introduzida com sucesso nos Campeonatos da Europa e considerada bastante agradável pelos espectadores de futebol, a adaptação está agora também a chegar à Bundesliga. A regra estipula que apenas o capitão da equipa pode dirigir-se ao árbitro - o objetivo é acabar com as constantes queixas de vários jogadores.

Onde posso ver a Bundesliga?

O canal de televisão por subscrição DAZN detém os direitos de transmissão da Bundesliga em Portugal. Também pode acompanhar as principais estatísticas, em direto, através do Flashscore.