Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Horst Heldt é o novo diretor desportivo do Union Berlim

SID
Horst Heldt assume o lugar de Oliver Ruhnert
Horst Heldt assume o lugar de Oliver RuhnertProfimedia
Depois de ter evitado por pouco a despromoção, o Union Berlim está a reorganizar-se no cargo de diretor desportivo. Tal como o clube anunciou esta terça-feira à noite, Horst Heldt (54 anos) vai substituir Oliver Ruhnert no cargo de diretor-geral do futebol profissional. Este último regressa ao cargo de chefe dos olheiros "a seu pedido", após seis anos.

"Vamos começar a nova época com novos elementos. Com Horst Heldt, ganhámos um treinador experiente da Bundesliga, que se juntará a nós no verão, mas que já está envolvido em todo o planeamento", afirmou o presidente do Union, Dirk Zingler.

"Oliver Ruhnert permanecerá connosco, trabalhará em estreita colaboração com Horst Heldt e impulsionará o planeamento do plantel para a nova época", acrescentou.

Ruhnert, de 52 anos, que conhece Heldt desde o tempo em que estiveram juntos no Schalke 04, merece "todos os nossos agradecimentos pelo seu empenho nos últimos anos", continuou Zingler.

Ruhnert é considerado o arquiteto da ascensão que começou com a promoção do clube à Bundesliga, em 2019, e culminou com a sua participação na Liga dos Campeões em 2023.

Heldt: Experiência e sucesso

"Alcançámos um sucesso sem precedentes aqui no Union, com as nossas forças combinadas, e estamos agora a enfrentar a nossa sexta época na Bundesliga. Tudo isto exigiu muita energia, mas é uma época que não quero perder", afirmou Ruhnert, que irá apoiar o seu sucessor Heldt "da melhor forma possível".

Antigo profissional, Heldt venceu o campeonato alemão com o Estugarda como diretor desportivo em 2007 e, posteriormente, ocupou cargos de responsabilidade no Schalke 04, no Hannover 96 e no seu clube natal, o Colónia (até 2021).

O Union despediu dois treinadores na época passada: Em primeiro lugar, Urs Fischer, treinador de sucesso de longa data, teve de sair após uma série de derrotas, seguido de Nenad Bjelica antes da penúltima jornada da Bundesliga. Sob o comando do treinador interino Marco Grote, a equipa foi salva com uma vitória por 2-1 contra o Friburgo na última jornada.