Oficial: Xabi Alonso vai continuar no comando técnico do Bayer Leverkusen
Inicialmente, o Bild e a Sky noticiaram que o espanhol iria acabar com as especulações em torno do seu futuro nesta sexta-feira Santa, e anunciá-lo na conferência de imprensa.
O treinador de 42 anos tem contrato até 2026 e foi recentemente associado ao Bayern Munique e ao Liverpool.
"Quis aproveitar a pausa internacional para refletir e tomar uma decisão. Tivemos uma reunião na semana passada e informei o clube que tenciono continuar a trabalhar com o Bayer. Decidi que este é o melhor lugar para mim. Ainda sou um jovem treinador e quero sentir-me bem. Tenho o apoio do clube, um grande apoio dos adeptos, uma equipa que me ajuda a trabalhar melhor todos os dias e jogadores que acreditam na equipa e numa grande época", afirmou Xabi Alonso.
O treinador espanhol informou a sua equipa da sua decisão na manhã de sexta-feira, ainda antes da conferência de imprensa.
"Queremos continuar a melhorar e a competir por troféus importantes. Queremos manter o núcleo da equipa. Ainda temos de pensar nesta época, mas também temos de olhar para além dela", acrescentou.
Xabi Alonso salientou que a decisão de convocar uma conferência de imprensa e confirmar oficialmente a continuação do seu trabalho é um sinal de respeito pelos adeptos, pelo clube e pelos jogadores, a quem está imensamente grato.
O técnico sublinhou que o corte das especulações serve também para desanuviar o ambiente em torno da equipa, que tinha direito a sentir-se insegura, apesar de a especulação no futebol ser uma coisa normal.
No início de abril, o Bayer é quase uma certeza para o seu primeiro título da Bundesliga. Continua na luta pela Taça da Alemanha e, de sobremesa, ainda tem hipóteses de vencer a Liga Europa.
Xabi Alonso é treinador do Leverkusen desde outubro de 2022; o ex-jogador tinha assumido a equipa na parte inferior da tabela. Três títulos são possíveis para o Werkself, que está invicto até agora nesta temporada. O Bayer lidera o campeonato com dez pontos de vantagem sobre o Bayern. Na Taça da Alemanha, o Leverkusen é favorito nas meias-finais contra o Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, enquanto o West Ham United espera-o nos quartos de final da Liga Europa.
O presidente honorário do Bayern, Uli Hoeneß, já tinha excluído a hipótese de uma contratação. "Seria muito difícil, para não dizer provavelmente impossível", afirmou numa entrevista ao BR24Sport.
De acordo com a ESPN e a Sky Sports, Xabi Alonso também já não era um sério candidato a suceder ao treinador cessante Jürgen Klopp no Liverpool.
em atualização