Os dois lados do clássico: os jogadores que passaram pelo Bayern e pelo Dortmund
Marcel Sabitzer
Época 2023/24 - Do Bayern para o Dortmund - 19 milhões de euros
O último jogador a trocar o vermelho pelo amarelo é Marcel Sabitzer. O austríaco, cuja carreira despontou no RB Leipzig, só se mudou para o sul da Alemanha no verão de 2021. No entanto, o jogador, agora com 30 anos, não conseguiu aproveitar o seu desempenho com os Red Bulls no campeão recordista.
Em um ano e meio, Sabitzer disputou apenas cinco jogos antes de ser emprestado ao Manchester United no inverno da temporada anterior, e depois vendido ao Borussia Dortmund no verão. Em 54 jogos, marcou dois golos e deu origem a outros dois.
Desde a sua transferência, Marcel Sabitzer tem mostrado uma face completamente diferente. O austríaco já marcou nove golos em 30 jogos. É difícil imaginar o centro do meio-campo do Dortmund sem ele. No entanto, Edin Terzic terá de passar sem o seu motor no meio-campo no sábado: Sabitzer ainda está a cumprir castigo devido a expulsão.
Raphael Guerreiro
Época 2023/24 - Do Dortmund para o Bayern - Transferência gratuita
Nascido em França, Raphael Guerreiro jogou no seu país natal desde muito cedo. Através do SM Caen, acabou por chegar ao FC Lorient, onde se transferiu para o Borussia Dortmund em três anos. Seguiram-se sete anos em que não foi preciso preocupar-se com o seu flanco esquerdo no oeste da Alemanha.
O internacional português marcou 40 golos em 224 jogos e deu origem a mais 50, antes de decidir não prolongar o seu contrato, que terminava no verão de 2023, e mudar-se para o Bayern Munique.
O início de Raphael Guerreiro em Munique não foi fácil. No início da época, rasgou um feixe muscular e, após um breve regresso, sofreu outra rotura de fibras musculares. Desde meados de novembro que o português está novamente em forma e tornou-se um jogador importante no plantel de Thomas Tuchel, que tem sofrido muitas ausências, sobretudo na lateral.
Os seus três pontos não serão somados no clássico de sábado: outra rutura muscular impedirá Raphael Guerreiro de dar o seu contributo.
Niklas Süle
Temporada 2022/23 - Do Bayern para o Dortmund - Transferência gratuita
Aos 15 anos, Niklas Süle juntou-se ao TSG 1899 Hoffenheim como jogador juvenil, onde amadureceu e tornou-se profissional e internacional. A transferência para o campeão em título ocorreu em 2017: foram pagos 20 milhões de euros pelo defesa-central, então com 21 anos - um investimento que viria a compensar, uma vez que Süle continuou a ser titular nos primeiros anos e estava pronto para iniciar uma nova era.
No entanto, uma rutura do ligamento cruzado pôs fim à sua época de 2019/20 em outubro. Após numerosas lesões, foi cada vez menos utilizado, pelo que se separaram no verão de 2022, após 171 jogos e doze golos marcados.
Após as dificuldades iniciais, Süle foi cada vez mais utilizado no Dortmund e a posição de lateral-direito tornou-se cada vez mais sua. No entanto, só depois de ter sido treinado como defesa-central é que viveu os seus melhores momentos de preto e amarelo.
Foi menos utilizado na primeira metade desta época, mas voltou a ser titular na segunda metade. A concorrência com Schlotterbeck e Hummels é constante na defesa do Dortmund. No entanto, Süle já disputou 67 jogos, nos quais marcou três vezes e deu origem a quatro golos.
Mats Hummels
Época 2009/10 - Do Bayern para o Dortmund - 4,2 milhões de euros
Época 2016/17 - Do Dortmund para o Bayern - 35 milhões de euros
Época 2019/20 - Do Bayern para o Dortmund - 30,5 milhões de euros
Mats Hummels entrou para as camadas jovens do Bayern Munique aos seis anos, onde se estreou como profissional em 2006. No entanto, o jovem não tinha futuro, pelo que o campeão nacional emprestou o seu talento ao Borussia Dortmund durante um ano e meio em 2008, após apenas dois jogos, acabando por vendê-lo.
Em Dortmund, Hummels amadureceu e tornou-se um astro e um dos melhores centrais do mundo. Marcou 41 golos em 309 jogos e celebrou o Campeonato do Mundo de 2014 como internacional. Também fez parte da equipa do Borussia que ganhou dois títulos da liga e duas taças. Depois, na primavera de 2016, o anúncio repentino: Hummels quis regressar ao Bayern Munique. Os clubes chegaram a acordo para a transferência no verão.
Em Munique, Hummels formou um trio defensivo com Javi Martinez e Jerome Boateng, que lutou pelo tempo de jogo, mas o internacional alemão acabou sempre por levar a melhor e tornou-se um elemento permanente da equipa. Hummels disputou mais 116 jogos pelos campeões, marcando oito golos, antes de regressar ao Borussia Dortmund em 2019.
De volta a Dortmund, Hummels voltou imediatamente a ser titular e quase não perdeu minutos, exceto por lesões, doenças e suspensões. Hummels foi também um pilar durante muito tempo nesta época, antes de não conseguir ultrapassar a dupla Süle/Schlotterbeck, na sequência de uma suspensão e de uma doença.
No entanto, antes da pausa internacional, foi novamente autorizado a jogar 90 minutos e voltou a marcar contra o Eintracht Frankfurt. Foi o seu 18.º golo no 188.º jogo desde o seu regresso.
Mario Götze
Época 2013/14 - Do Dortmund para o Bayern - 37 milhões de euros
Época 2016/17 - Do Bayern para o Dortmund - 22 milhões de euros
Aos 15 anos, Mario Götze entrou para as camadas jovens do Borussia Dortmund e estreou-se finalmente em novembro de 2009. O que se seguiu foi o sonho de qualquer jovem jogador: na época de 2010/11, tornou-se membro permanente do plantel profissional e acabou por se tornar titular. Em 116 jogos, marcou 31 golos e deu origem a outros 44. No verão de 2013, utilizou a sua cláusula de rescisão e mudou-se para o Bayern Munique, para desagrado dos adeptos do Dortmund.
Devido a uma lesão, a passagem de Götze por Munique teve um início atribulado, mas aos poucos foi ganhando minutos, marcando golos e viajou para o Campeonato do Mundo no Brasil em 2014 - o resto é história. A crise começou para o jogador, agora com 31 anos, na época 2015/2016. Depois de sofrer uma grave rotura de fibras musculares, deixou de conseguir impressionar, o que levou o novo treinador Carlo Ancelotti a recomendar a sua transferência após 114 jogos e 60 golos.
Götze regressou ao Dortmund, onde teve outro início lento. Não conseguiu aproveitar ao máximo as suas oportunidades e adoeceu com uma doença metabólica no inverno de 2017. Nos meses e anos que se seguiram, o campeão do mundo faltou várias vezes aos jogos e raramente impressionou, com exceção de uma fase na época 2018/19.
Jogou o seu último jogo com a camisola do Dortmund em maio de 2020, antes de faltar após o nascimento do seu filho e de não cumprir o plano de higiene contra o coronavírus. Depois de mais 105 jogos, nos quais marcou 31 golos, as duas partes separaram-se no verão de 2020. Götze regressou entretanto à Bundesliga, para o Eintracht Frankfurt, através do PSV Eindhoven.
Robert Lewandowski
Época 2014/15 - Do Dortmund para o Bayern - Transferência gratuita
O Borussia Dortmund contratou Robert Lewandowski, de 21 anos, ao Lech Poznan, por menos de 5 milhões de euros. É raro conseguir um avançado tão notável por uma quantia tão pequena. Em 187 jogos, o polaco marcou 103 golos e deu origem a outros 42. Lewandowski sagrou-se campeão alemão e vencedor da Taça da Alemanha com o Borussia Dortmund, antes de se juntar aos seus grandes rivais de Munique, em 2014.
Até hoje, a transferência de Robert Lewandowski é talvez a melhor transferência gratuita de um jogador na história do futebol. O polaco, 148 vezes internacional, disputou 375 jogos de competição pelo Bayern Munique, marcando uns incríveis 344 golos e dando origem a outros 73.
Na época 2020/2021, o polaco tornou-se imortal ao bater o recorde de Gerd Müller de golos numa época: Lewandowski marcou 41 vezes e só precisou de 29 jogos para o fazer. Os seus cinco golos em nove minutos também bateram vários recordes da Bundesliga. Transferiu-se para o FC Barcelona no verão de 2022.