Pais de Moukouko foram parar a uma instituição de acolhimento por não poderem pagar a casa
Se fosse um filme, poder-se-ia falar de um final triste por causa de discussões sobre dinheiro. Foi esse o motivo da rutura entre Youssoufa e os seus pais (Marie e Joseph Moukoko), que perderam a casa que tinham comprado com o dinheiro do filho por não conseguirem pagar as dívidas e vão ter, agora, de enfrentar uma dura mudança nas suas vidas.
As contínuas discussões sobre o dinheiro que o jogador alemão (apesar de ter nascido nos Camarões) recebe levaram o avançado do Borussia Dortmund a deixar de dar dinheiro aos pais que, quando o filho retirou a sua ajuda, deixaram de poder pagar as prestações de uma vivenda de 350 metros quadrados que Youssoufa tinha pago até agora.
Incapazes de pagar as contas, os pais acumularam dívidas que chegaram a atingir meio milhão de euros. Por fim, a casa foi leiloada e os dois tiveram de procurar um sítio para viver. Segundo o jornal Bild, vão mudar-se para um centro de acolhimento de refugiados em Hamburgo, no norte do país.
A mãe, Marie, contactada pelos meios de comunicação alemães, comentou a sua situação: "O município encontrou um bom alojamento para nós, isso é muito bom. E eu também trabalho". O marido, Joseph, acrescentou: "O nosso filho já não nos apoia financeiramente, mas eu nunca falaria mal dele".
Uma outra polémica envolveu Moukouko, que dominou as camadas jovens da Alemanha durante muitos anos, quando a publicação Bunte trouxe à luz do dia (embora o jogador tenha tentado evitá-lo) uma alegada certidão de nascimento onde se afirma que o avançado nasceu a 19 de julho de 2000, informação que contradiz os documentos oficiais alemães, que certificam que o jogador nasceu a 20 de novembro de 2004.