Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reorganização milionária do Bayern encontra primeiro obstáculo: Sané operado à virilha

O novo treinador do Bayern, Vincent Kompany, está a preparar a equipa para a nova época.
O novo treinador do Bayern, Vincent Kompany, está a preparar a equipa para a nova época.AFP
A maioria das estrelas ainda está a gozar as férias, mas os responsáveis do Bayern Munique há muito começaram a trabalhar. O segundo desejo está concretizado após a chegada de Michael Olise, o terceiro - João Palhinha - está muito perto, mas depois de uma temporada sem títulos e sem sucesso, este é apenas o começo.

"Queremos um novo ímpeto na nossa equipa, uma nova energia, novas ideias", sublinhou o diretor desportivo Max Eberl... e aparentemente a qualquer preço. A urgente reorganização do plantel de luxo pode custar mais de 200 milhões de euros só em transferências. Mas ainda há algumas perguntas sem resposta.

Pelo menos o Bayern conseguiu dar um primeiro golpe com a contratação de Olise, de 22 anos, uma semana antes do arranque de pré-época. O talentoso extremo do Crystal Palace era muito cobiçado por gigantes europeus, mas os bávaros ganharam a corrida graças a 60 milhões de euros e ao "fazedor de diferenças" (Eberl).

Olise é a segunda contratação, depois do defesa Hiroki Ito, que chegou do Estugarda por 23 milhões de euros. O internacional português João Palhinha está a caminho pela segunda vez. De acordo com os relatos, o Bayern e o Fulham FC chegaram a acordo sobre uma transferência no valor de 46 milhões de euros no imediato, mais bónus que podem ascender aos 56 milhões de euros. Há um ano, o negócio foi cancelado à última da hora.

Jonathan Tah, do campeão Bayer Leverkusen, e Xavi Simons, que atuou no RB Leipzig por empréstimo do Paris Saint-Germain na época passada, também fazem parte da lista de interessados. O médio ofensivo de 21 anos está atualmente a disputar as meias-finais do Euro-2024 aos serviço dos Paíse Baixos e é avaliado em 80 milhões de euros. Já o Leverkusen exige 40 por Tah.

Saída de estrelas?

A grande questão é: quem deve, ou deveria, sair para que haja dinheiro e espaço para as novas estrelas? Há rumores sobre Joshua Kimmich (FC Barcelona), Matthijs de Ligt (Manchester United), Kingsley Coman (PSG), Alphonso Davies (Real Madrid), Serge Gnabry, Min-Jae Kim (Inter de Milão) e Leon Goretzka (Juventus). O problema é que todos ainda têm contrato e recebem salários elevadíssimos.

Eberl explicou há semanas que no Bayern "não há listas de dispensas", mas sim "jogadores que podem ter mais dificuldades no futuro". Kompany também não quis falar em nomes durante a sua apresentação. Para ele, no entanto, é fundamentalmente "importante a fome que os jogadores têm. Quero ver verdadeiros vencedores".

O objetivo "não é revolucionar, queremos evoluir", acrescentou Eberl recentemente num painel de discussão no Süddeutsche Zeitung. O clube quer "trazer jovens que serão os rostos do Bayern nos próximos cinco ou seis anos", como Michael Olise.

Sané operado à virilha

Em contrapartida, alguém que está no clube há muito tempo debate-se com problemas completamente diferentes: Leroy Sane foi operado na sequência da eliminação da seleção alemã do Europeu. Segundo o Bild, o jogador de 28 anos foi submetido a uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva na virilha, em Munique, esta segunda-feira, devido a problemas persistentes.

Apesar de não comentar inicialmente, o Bayern eventualmente confirmou a intervenção cirúrgica para reparar um problema que já vinha dando dores ao extremo há alguns meses. De acordo com a imprensa alemã, as dores reapareceram durante o duelo dos quartos de final com a Espanha, sendo substituído no final da primeira parte.

Espera-se uma paragem de três a quatro semanas após a operação. Sane poderá começar a preparar-se para a época no final de julho. De qualquer forma, teria perdido o pontapé de saída com Kompany a 17 de julho, devido a férias após o Campeonato da Europa.