Reportagem: Um dia em Holstein, a acompanhar a goleada do Bayern Munique
A emissora alemã Sky fez uma comparação antes do jogo para realçar o contraste entre o anfitrião Holstein Kiel e o visitante Bayern de Munique. A Sky calculou o valor de mercado do plantel do Bayern de Munique em 1.000 milhões de euros. Para o Holstein Kiel, o valor era de 48. No futebol, uma diferença no valor do plantel nem sempre garante um resultado para os chamados favoritos.
O Bayern de Munique teria plena consciência disso, pois perdeu a sua única visita anterior ao Holstein-Stadion. Tratou-se de um jogo da taça em 2021, quando o Bayern chegou como campeão, não só da Bundesliga, mas também da Taça da Alemanha e da Liga dos Campeões, mas acabou por ser eliminado pelo Kiel, então no segundo escalão.
Desta vez, o Bayern chegou como campeão de nada, mas determinado a garantir que não voltaria a sofrer o mesmo embaraço em Kiel. Após um erro da defesa do Kieler, Jamal Musiala abriu o marcador aos 15 segundos.
A mensagem geral das bancadas, naturalmente dominadas pelos adeptos da equipa da casa, era de "cabeça erguida, rapazes, ainda falta muito tempo", mas Harry Kane entrou em cena. O capitão da seleção inglesa chegou ao jogo do seu centenário com a camisa da Inglaterra depois de ter marcado contra todos os 17 adversários que enfrentou até agora na Bundesliga. O Holstein Kiel era o seu 18.º adversário e precisou de apenas seis minutos para marcar.
O golo de Kane simboliza as diferenças entre as duas equipas. O Bayern de Munique comprou o jogador por um valor três vezes superior ao do plantel do Holstein Kiel, e foi um jogo de contrastes.
O Kiel está a jogar a sua primeira época na primeira divisão alemã. O Bayern é o recordista de títulos. Esta é também a equipa mais setentrional de sempre a jogar na Bundesliga, contra a mais meridional. O Allianz Arena de Munique, o segundo maior estádio do país, acolhe 75.024 pessoas, enquanto o Holstein-Stadion é o segundo mais pequeno do campeonato, com capacidade para apenas 15.034 espectadores.
Kane foi o último a sair do túnel para o Bayern, enquanto a equipa da casa foi liderada pelo capitão Lewis Holtby. O ex-jogador do Hamburgo está a viver um "verão indiano" na sua carreira, depois de ter levado o Kiel à subida.
Holtby é, de longe, o único jogador do Kiel que já conviveu com jogadores do calibre de Kane, já que os dois foram companheiros de equipa quando Holtby tinha contrato com o Tottenham, entre 2013 e 2015. Os dois jogaram sete jogos juntos com a camisola dos Spurs, tendo vencido todos eles, mas com Kane a fazer o 4-0 mesmo antes do intervalo, só haveria um vencedor na noite.
"Dei-lhes o segundo golo, pelo qual peço desculpa à equipa, obviamente, mas não vou perder o sono por causa disso. É o futebol, erros acontecem, e isso foi uma lição para nós como equipe", afirmou o capitão Holtby, calmamente, após o jogo.
O colega de equipa Timo Becker ficou um pouco mais agitado quando confrontado com a imprensa.
"Fizemos borrada nas calças. Foi uma má atuação e estou furioso", desabafou.
Vincent Kompany é o terceiro treinador do Bayern de Munique desde a já referida derrota na Taça contra o Holstein Kiel e regressou a Kiel com uma vitória. Ele já havia jogado aqui uma vez, quando representava o Hamburgo, que venceu por 5-0, o que foi mencionado na conferência de imprensa.
"Joguei e ganhei aqui em 2007, por isso sei o quanto este clube evoluiu e o mérito é todo dos seus fantásticos adeptos, que aplaudiram mesmo quando estavam a perder por 5-0. É com adeptos assim que se constrói um clube", disse o técnico belga, com respeito.
Kompany deu a alguns jogadores a sua primeira oportunidade na equipa esta temporada, entre eles o antigo craque do Fulham, o médio internacional português João Palhinha.
Kompany deixou Musiala e Serge Gnabry no balneário ao intervalo, substituindo-os pelo recordista Thomas Muller e Michael Olise. Com pouca emoção em campo, foi possível desfrutar de um belo céu noturno enquanto o sol se punha sobre Kiel, antes que o último fizesse o 5-0.
O jogo acabou, naturalmente, mas os adeptos da casa foram finalmente recompensados por terem apoiado a sua equipa de forma magnífica, quando Armin Gigovic marcou o golo pelo qual tanto tinham cantado. O estádio explodiu, mas Kane ainda não tinha terminado e fez o 6-1 de penálti. Foi o terceiro golo da noite, que o levou a 49 golos em 49 jogos pelo Bayern de Munique.
O Bayern está de volta ao topo da tabela, enquanto o Kiel está a lamber as feridas.
"Mesmo contra equipas da segunda ou terceira divisão, teríamos sofrido erros como os que cometemos, e não podemos permitir que isso aconteça", disse Benedikt Pichler, jogador do Kiel, após o jogo.
Se continuar assim, o Holstein Kiel terá uma temporada longa e difícil, mas pelo menos os adeptos não vão parar de cantar.