Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Técnicos espanhóis a dominar a Europa: Um título já garantido, dois a caminho

Rafael Gómez
Pep Guardiola e Xabi Alonso
Pep Guardiola e Xabi Alonso AFP
Xabi Alonso é campeão da Bundesliga com o Leverkusen, Luis Enrique está a um passo de o fazer com o PSG. Mikel Arteta e Pep Guardiola continuam na luta pela Premier League.

O final da época no futebol europeu está a aproximar-se. Para já, o Bayer Leverkusen e o Inter garantiram os seus títulos entre os principais campeonatos da Europa. A equipa de Xabi Alonso conquistou a primeira Bundesliga em 120 anos de história, enquanto os neroazurri regressaram ao topo da Serie A depois de derrotarem a fraca equipa do AC Milan no dérbi da cidade.

Entre os chamado big five (Alemanha, França, Espanha, Inglaterra e Itália) são três os títulos que podem ser conquistados por técnicos espanhóis. Só Inzaghi (Inter) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) quebram esta hegemonia.

Leverkusen uma equipa na moda

Xabi Alonso é um campeão a ter em conta: o seu Leverkusen, uma equipa que assumiu nos lugares de despromoção, está invicto há 42 jogos. Está na final da Taça da Alemanha e nas meias-finais da Liga Europa, onde vai defrontar a Roma.

Luis Enrique perto de um triunfo do PSG

Luis Enrique junta-se à lista de treinadores espanhóis que podem festejar títulos esta época. O técnico do PSG colocou o conojunto parisiense nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde enfrenta o Borussia Dortmund por uma vaga na final competição. O empate 3-3 com o Le Havre deixou a equipa a um passo do título, embora o asturiano tenha dito na conferência de imprensa após o jogo que, matematicamente, o PSG "já é campeão" devido à diferença de golos.

O PSG vai defrontar o Lyon na final da Taça de França. Uma grande época para o antigo treinador espanhol.

Arteta e Guardiola disputam a Premier League

Em Inglaterra, um treinador espanhol vai sagrar-se campeão da Premier League. Arsenal e Manchester City continuam na corrida pelo título. O Liverpool, que empatou (2-2) com o West Ham em Londres, está praticamente fora da corrida. Os Gunners mantêm a liderança com um jogo a menos do que os Citizens, que foram eliminados dos quartos de final da Liga dos Campeões depois de perderem com o Real Madrid nos penáltis.

Na Taça de Inglaterra, a equipa de Guardiola vai defrontar o Manchester United na final.