Thomas Tuchel, treinador do Bayern, elogia o "extraordinário" Beckenbauer: "Tão humilde"
"Era muito impressionante para mim o facto de ele ser tão, tão humilde", afirmou Thomas Tuchel, numa entrevista ao site da Bundesliga.
"Ser essa pessoa extraordinária, esse jogador extraordinário e treinador da seleção alemã e treinador aqui do Bayern de Munique", disse Tuchel.
"E ganhar todos os títulos que se pode ganhar e ainda assim (ser) tão humilde e ter uma personalidade discreta foi sempre notável", acrescentou.
Beckenbauer, que ganhou o Campeonato do Mundo como jogador e como treinador, foi elogiado e louvado esta semana por toda a sociedade alemã pelas suas contribuições para o jogo.
"Penso que essa é a maior dádiva... todos se sentiam próximos dele, mesmo que não fossem próximos", disse o técnico.
Beckenbauer, nascido em Munique, juntou-se ao Bayern como jogador júnior e ajudou o clube a subir pela primeira vez à Bundesliga, antes de ajudar a transformar a equipa numa potência europeia.
Ganhou quatro títulos como jogador do Bayern e treinou a equipa para mais um, antes de se tornar presidente do clube.
Tuchel foi nomeado treinador do Bayern em março de 2023 e ajudou a levar o clube ao 11.º título consecutivo da Bundesliga, batendo o vice-campeão Borussia Dortmund na diferença de golos.
"Ninguém vai voltar a fazer isso", disse Tuchel sobre a carreira de Beckenbauer.
"Refiro-me à forma como ele jogava, que ganhava tudo. Foi uma revolução a forma como ele jogava. A elegância e o empenho. E ir para o estrangeiro, para Nova Iorque e todas essas coisas que agora estão na moda", lembrou.
"Abriu caminho a muitas gerações que se seguiram e continua a ser um modelo a seguir em muitas coisas que fez", defendeu Tuchel.
O Bayern recebe o Hoffenheim na sexta-feira, em Munique, e todos os clubes da Bundesliga vão assinalar o falecimento de Beckenbauer com um minuto de silêncio antes dos jogos, este fim de semana.