Três reforços, dois a caminho, sete na porta de saída: o mercado do Bayern Munique
O diretor desportivo Christoph Freund não quis comentar as inúmeras especulações sobre possíveis chegadas e saídas do campeão em título.
"Não podemos excluir a possibilidade de que algo ainda possa acontecer e que um ou dois jogadores possam deixar o clube. Mas não há um novo estatuto. Veremos o que as próximas semanas nos reservam", disse Freund de forma sucinta esta terça-feira.
Também"não há muito a dizer" sobre o neerlandês Xavi Simons, que está a ser alvo de rumores sobre uma possível transferência, disse Freund.
"É um jogador muito bom, que disputou um excelente Campeonato Europeu e se desenvolveu muito bem em Leipzig. Ele terá uma carreira muito boa, ao mais alto nível", disse o diretor desportivo.
Tah e Xavi em suspenso
Basicamente, o Bayern Munique está"muito satisfeito por já termos conseguido efetuar três transferências. Eram transferências absolutamente desejadas. Temos um plantel muito bom. É muito importante que já tenhamos finalizado algumas coisas com antecedência e que não estejamos sob pressão", sublinhou Freud.
Até agora, o Bayern contratou João Palhinha, Michael Olise e Hiroki Ito. Simons e Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen, também são considerados candidatos. Não se sabe ao certo quem deixará o Bayern. Joshua Kimmich, Serge Gnabry, Leon Goretzka, Min-Jae Kim, Matthijs de Ligt, Kingsley Coman e Alphonso Davies são alguns dos nomes que estão a ser falados.
Segundo Freund, houve conversações com o canadiano, cujo contrato termina em 2025, "que ainda não conduziram a um acordo. A porta não está fechada. Ele está agora a entrar no último ano do seu contrato e depois logo se vê".
O Bayern vai começar os seus preparativos no relvado esta quarta-feira. Espera-se que o novo treinador Vincent Kompany ponha o clube de novo no bom caminho depois de uma época sem títulos.
"Dá para ver que ele está realmente ansioso por isso", disse Freund.
"Ele está extremamente motivado e mal pode esperar para reunir os rapazes", acrescentou.
De Ligt está prestes a sair, e Kimmich?
Para Lothar Matthäus, seria um erro se o Bayern de Munique, campeão do mundo, deixasse Joshua Kimmich e Matthijs de Ligt irem embora.
"Para mim, Matthijs de Ligt é alguém que tem o gene do Bayern de Munique. Para mim, Joshua Kimmich também é alguém que não precisa de um novo número seis", disse o recordista internacional da Alemanha em entrevista ao sport.de.
"Mas isso é uma decisão do clube e do jogador. Cada um pensa de forma um pouco diferente", disse Matthäus.
Para ele, o lateral-direito Kimmich, campeão europeu pela Alemanha, e o neerlandês De Ligt "têm aquele gene do Bayern de Munique que não se sente em alguns dos jogadores contratados nos últimos anos".
O planeamento do plantel do Bayern de Munique está em pleno andamento. O português João Palhinha foi contratado há cerca de uma semana e vai fazer concorrência a Kimmich na posição de médio defensivo. Kimmich, de 29 anos, pode rumar ao Barcelona, enquanto de Ligt está prestes a sair para o Manchester United.