Xabi Alonso "tem melhores opções" do que o Liverpool, segundo Matthaus
Alonso tem sido associado a transferências para o Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique, clubes onde passou como jogador, tendo até agora feito um trabalho impressionante no líder da Bundesliga, o Leverkusen.
Alonso tem a equipa invicta com 10 pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique e a caminho do primeiro título alemão de sempre, a oito jornadas do fim da época.
Numa entrevista concedida à AFP e a outros meios de comunicação social na quarta-feira, Matthäus disse que seguir o treinador cessante Jürgen Klopp seria difícil para qualquer treinador e que, por isso, Alonso deveria ficar no Leverkusen.
"O Liverpool não é a opção certa para Xabi Alonso depois desta época. Tem opções melhores", afirmou.
Matthäus passou a maior parte da sua carreira no Bayern e disse que daria as boas-vindas a Alonso como substituto de Thomas Tuchel no verão, mas admitiu que em Munique "(Alonso) teria de construir uma nova equipa para o futuro, com novos jogadores".
O Leverkusen venceu 34 e empatou quatro dos 38 jogos disputados esta época. Com o clube na meia-final da Taça da Alemanha e nos quartos de final da Liga Europa, Alonso ainda pode conquistar três títulos ao serviço dos farmacêuticos.
"Porquê mudar-se para o Liverpool? Por que razão deixaria deixar esta equipa que nos faz felizes com o seu belo futebol, como o Barcelona há 12 anos?", questionou.
Klopp chocou o mundo do futebol em janeiro ao anunciar que deixaria o Liverpool no final da época, após nove anos no clube.
Para Matthäus, o sucesso de Klopp no Liverpool faz com que o sucessor enfrente dificuldades: "Ser treinador do Liverpool depois de Jürgen Klopp não é fácil, porque Jürgen é um herói, é fantástico. O que ele fez foi fantástico e o que é que se podia fazer que fosse muito melhor?"
O capitão da seleção campeã do mundo em 1990 elogiou ainda o atual selecionador da Alemanha, Julian Nagelsmann, e disse que a equipa estava "no caminho certo", depois de ter voltado à boa forma com as vitórias sobre a França e os Países Baixos na última semana.
No entanto, Matthäus acrescentou: "Na Alemanha, o nosso sonho e desejo era que Jürgen Klopp fosse o próximo selecionador nacional".