Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espérance Tunis, de Miguel Cardoso, perde a Liga dos Campeões Africana (1-0)

AFP
A festa do Al Ahly
A festa do Al AhlyProfimedia
An early own-goal by Roger Aholou gave Al Ahly of Egypt a tense 1-0 win over Esperance of Tunisia in Cairo on Saturday, and a record-extending 12th CAF Champions League title.

Al Ahly 1-0 Espérance Tunis

O Ahly triunfou por 1-0 no agregado da eliminatória, depois de uma primeira mão sem golos na Tunísia, conquistando pela 12.ª vez a Liga dos Campeões Africana. O conjunto egípcio também se tornou a terceira equipa a vencer a prova com um registo invicto, tendo ganho nove e empatado cinco dos 14 jogos que disputou.

A vitória do Ahly completou a dobradinha dos clubes do Cairo, já que o arquirrival Zamalek venceu a Taça da Confederação Africana de Futebol no fim de semana passado.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O técnico do Ahly, Marcel Koller, fez uma única alteração em relação ao jogo da primeira mão, com Karim Fouad no lugar de Ali Maaloul, que saiu lesionado após apenas sete minutos de jogo na Tunísia no último fim de semana. O guarda-redes Mostafa Shobeir, que não sofria golos há oito jogos antes da segunda mão, depois de ter substituído o capitão Mohamed el Shenawy, lesionado, durante a fase de grupos, manteve o seu lugar.

O treinador do Espérance, o português Miguel Cardoso, que procura o primeiro troféu da sua carreira de treinador, apostou no mesmo onze.

A partida começou de feição para a equipa da casa.

O capitão e defesa-central do Ahly, Rami Rabia, cabeceou após um canto e a bola desviou no médio Aholou, acabando por ir parar ao fundo das redes. O guarda-redes Amanallah Memmiche, que tinha mantido 12 jogos sem sofrer golos nos 13 anteriores da Liga dos Campeões, teve de tirar a bola da baliza aos quatro minutos de jogo no Cairo.

O Estádio Internacional do Cairo, com capacidade para 75 mil espectadores, estava lotado e ameaçava dominar o Esperança com ataques incessantes. O sul-africano Percy Tau acertou a rede lateral com um remate forte e Memmiche desviou um disparo de Hussein el Shahat.

Uma falta mal cobrada por Yan Sasse - um dos dois brasileiros do Esperance - resumiu o primeiro tempo, que terminou com a equipa de Túnis a dar-se por feliz com a desvantagem mínima.

O Ahly foi menos dominante no segundo tempo e escapou por pouco, quando um remate de Sasse ultrapassou Shobeir, mas acabou por sair por cima.

A ansiedade do Ahly, que se agarrava a uma vantagem de um golo na noite e na eliminatória, ficou clara a 20 minutos do fim, quando Shobeir foi advertido pelo árbitro congolês por perda de tempo. Koller introduziu os avançados Mohamed “Afsha” Magdy e Mahmoud Kahraba a 12 minutos do fim, enquanto o Ahly buscava o segundo golo que quase certamente acabaria com o desafio do Esperance.

Magdy esteve perto de marcar a dois minutos do fim, quando o seu remate de fora da área embateu no travessão, com Memmiche batido. Ainda assim, a equipa do Cairo conseguiu celebrar.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore