Liga dos Campeões Africana: Orlando Pirates e Al Ahly sorteados no mesmo grupo
O Chabab Belouizdad, da Argélia, e o Stade Abidjan, da Costa do Marfim, completam o grupo após o sorteio realizado na sede da Confederação Africana de Futebol, no Cairo.
O Al Ahly é a equipa a derrotar na principal competição africana de clubes, pois procura um histórico terceiro título consecutivo, depois de ter vencido as duas últimas finais.
Os Red Devils do Cairo, treinados pelo suíço Marcel Koller, estão invictos em 24 jogos da Liga dos Campeões desde a humilhante derrota por 5-2 para o Mamelodi Sundowns na África do Sul no início do ano passado. Na época passada, o clube estabeleceu um recorde na Liga dos Campeões ao sofrer apenas um golo em 14 jogos, conquistando assim uma inédita 12.ª vitória na competição.
O feito foi alcançado mesmo com a ausência prolongada do capitão e guarda-redes Mohamed el Shenawy, que estava lesionado, e com a participação de Mostafa Shobeir em nove partidas.
O Ahly e o Pirates se enfrentaram na final da Liga dos Campeões de 2013, com os egípcios a vencerem por 2-0 no Cairo depois de empatarem em 1-1 no Soweto.
O Belouizdad fará a sua quinta participação consecutiva na fase de grupos, enquanto o Stade Abidjan, campeão de 1966, voltou à competição nesta temporada após 54 anos de ausência.
O Sundowns, semifinalista das duas últimas edições, enfrenta no Grupo B os clubes marroquinos Raja Casablanca e FAR Rabat, além do Maniema Union, da República Democrática do Congo.
Em busca do segundo título depois de derrotar o Zamalek do Egito na final de 2016, o Sundowns reforçou recentemente o seu ataque com a contratação do internacional sul-africano Iqraam Rayners.
O Young Africans da Tanzânia, que perdeu nos quartos de final para o Sundowns na temporada passada, está no Grupo A com o Mazembe da República Democrática do Congo, o Al-Hilal Omdurman do Sudão e o Mouloudia Alger da Argélia.
A equipa de Dar es Salaam é treinada pelo argentino Miguel Gamondi e conta com o excelente médio Stephane Aziz Ki, internacional do Burkina Faso, que marcou quatro golos nas eliminatórias.
Sorteio:
Grupo A: TP Mazembe (Rep. Democrática do Congo), Young Africans (Tanzânia), Al Hilal (Sudão), Mouloudia Alger (Argélia)
Grupo B: Mamelodi Sundowns (África do Sul), Raja Casablanca (Marrocos), FAR Rabat (Marrocos), Maniema Union (Rep. Democrática do Congo)
Grupo C: Al Ahly (Egito), Chabab Belouizdad (Argélia), Orlando Pirates (África do Sul), Stade Abidjan (Costa do Marfim)
Grupo D: Esperance (Tunísia), Pyramids (Egito), Sagrada Esperança (Angola), Djoliba (Malai)
Dias de jogo: 26-27 de novembro, 6-7 de dezembro, 13-14 de dezembro, 3-4 de janeiro de 2025, 10-11 de janeiro, 17-18 de janeiro
Nota: O vencedor e o segundo classificado do grupo qualificam-se para os quartos de final