Análise do Championship: Kamara domina, Azaz é uma estrela, Norwich à beira do abismo
Equipa da jornada
Na semana passada, comemorámos uma série de três vitórias consecutivas do Stoke City, então vamos fazer exatamente o mesmo com o West Brom, que venceu o Hull City por 3-1. Os Baggies lutaram até à vitória, com dois golos na segunda parte a fecharem o resultado, depois de o Hull ter empatado após o tento de Jed Wallace. Este é um trabalho impressionante do treinador Carlos Corberan, depois de uma janela de transferências tranquila e de alguns rumores não muito agradáveis sobre a situação financeira do clube, que pareciam prever uma temporada potencialmente problemática.
Esta última vitória aconteceu contra uma equipa do Hull com aspirações genuínas ao play-off, depois de um verão de contratações muito mais ativo do que o que se viu no Hawthorns. As outras duas vitórias do trio foram contra equipas em má forma do QPR e do Coventry, mas vencer o Hull vai acalmar os argumentos que questionam o calibre da oposição.
O que continuará a acalmar esses argumentos é a continuação desta forma nos próximos cinco jogos, com o West Brom a defrontar cinco equipas dos actuais oito primeiros classificados de seguida. Parece uma tarefa difícil, mas também o foi levar o Huddersfield ao terceiro lugar e a uma final do play-off em 2021/22, um feito que Corberan tem no seu currículo. Ele parece estar a fazer as coisas bem no West Brom, e pergunto-me se não será possível repetir o feito.
Jogador da jornada
O jogo de sexta-feira à noite, no fim de semana passado, foi muito badalado e compreensível, já que o Leeds venceu o líder Leicester por 1-0. Dado o início de temporada sem grandes recordes do Leicester, o resultado não altera muito a situação em termos de os Foxes continuarem a ser os favoritos à promoção nesta temporada, mas certamente encorajará o Leeds na sua tentativa de alcançar os dois primeiros lugares da tabela (que garantem a subida direta).
O jogo foi, de certa forma, o ponto culminante do novo Leeds de Daniel Farke após a aquisição no verão e pode ser um ponto de partida muito oportuno para esta e as próximas temporadas em Elland Road.
Se as mudanças na cúpula foram representadas pela presença do presidente Paraag Marathe no King Power na sexta-feira, no campo talvez o novo Leeds tenha sido exemplificado por Glen Kamara. O médio finlandês chegou na janela de transferências e está a começar a tornar-se um elemento fixo no centro do meio-campo.
Se a era de Jesse Marsch foi de choque, a calma e a segurança de Daniel Farke estão a ser canalizadas no calor da batalha por Kamara. Contra os destaques do Championshop, Harry Winks e Kiernan Dewsbury-Hall, foi Kamara e seu parceiro de crime Ethan Ampadu que controlaram a batalha no meio-campo. O jovem Archie Gray tinha começado a época naquela zona do campo para o Leeds e, embora a sua hora chegue, por agora esse lugar está em boas mãos com Glen Kamara.
Ponto de discussão
Carrow Road em chamas
Os resultados recentes fizeram com que não houvesse um bom pressentimento para o jogo do Norwich com o Blackburn e o resto da divisão já tinha jogado quando as duas equipas se alinharam para o jogo televisivo de domingo à hora de almoço. Os Canários enfrentaram uma equipa aberta e ofensiva do Blackburn, depois de terem perdido quatro dos cinco jogos anteriores e com a pressão sobre o treinador David Wagner a atingir níveis máximos.
Na verdade, isso não é bem verdade, já que o momento de pico foi reservado para o 15.º minuto do jogo, quando o Rovers ganhou uma vantagem de dois golos e a reação visceral dos adeptos do Norwich ao golo pareceu um "ponto de não retorno" altamente simbólico.
Há quem defenda que Wagner é uma vítima das circunstâncias no Norwich, talvez tenham razão e só com o tempo se provará que está correto. Durante a semana, o novo diretor desportivo Ben Knapper teve a sua data de início de funções, prevista para o final de novembro, antecipada para a primeira segunda-feira após a pausa internacional.
Não é preciso um grande salto de lógica para assumir que a primeira grande decisão de Knapper será trocar o atual treinador, que parece ter perdido os adeptos, pela sua própria escolha. Entretanto, o Norwich vai a Cardiff com Wagner ainda no comando, mas, aos olhos de muitos, numa posição insustentável. Se a próxima pausa internacional for tão movimentada quanto a última para mudanças de técnico, não há muito o que discutir quanto ao fato de Wagner estar na posição mais precária da divisão.
Emprestado da jornada
Finn Azaz (Plymouth Argyle, emprestado pelo Aston Villa)
Há argumentos de sobra para sugerir que o jogo e o gol da rodada do campeonato aconteceram no Home Park, em Plymouth, durante a 15.ª ronda. O jogo foi um emocionante empate (3-3) entre Argyle e Middlesbrough e mostrou o trabalho de dois excelentes treinadores jovens, Stephen Schumacher e Michael Carrick.
O golo foi marcado por Finn Azaz, com um belo remate de pé direito ao ângulo, que colocou a sua equipa a vencer por 2-1 no final da primeira parte. Depois do golo de Azaz, o Plymouth espera que o seu empréstimo ao Aston Villa continue a dar frutos.
Este não é o primeiro rodeio de Finn Azaz e do Plymouth, já que na época passada ele fez parte da excecional temporada de 101 pontos que o Argyle realizou para chegar ao Championship. Numa equipa com muitos jogadores fortes, Azaz contribuiu com 16 golos, marcando 8 e assistindo noutros 8, a partir de uma posição próxima do avançado principal.
Esta época tem sido uma boa continuação da forma da época passada, tendo Azaz já marcado três golos e feito três assistências num terço da época. Uma projeção demasiado simplista baseada neste rendimento faria com que Azaz igualasse o rendimento do ano passado na League One e faria com que muitos outros contactassem o Aston Villa sobre os seus planos após o fim do atual empréstimo.