Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão Championship: Ipswich quer regressar à Premier League, Leeds espera milagre

AFP
Ipswich procura regressar à Premier League após 22 anos
Ipswich procura regressar à Premier League após 22 anosProfimedia
O Ipswich está prestes a completar uma ascensão notável ao regressar à Premier League após 22 anos, enquanto o Leeds United espera um deslize dos seus rivais na dramática conclusão da corrida para a subida no Championship, no sábado.

À entrada para a última ronda, o Ipswich é segundo classificado, com três pontos de vantagem sobre o Leeds.

O Ipswich, de Kieran McKenna, precisa apenas de um empate contra o Huddersfield, que tem a descida praticamente confirmada, para garantir a segunda subida de divisão consecutiva, depois de ter saído da League One na época passada.

Uma derrota ou um empate do Leeds contra o Southampton também levaria o Ipswich de volta à Premier League.

No entanto, o Leeds tem uma diferença de golos superior, pelo que uma derrota do clube de Suffolk combinada com uma vitória dos homens de Daniel Farke daria a promoção direta ao clube de Elland Road.

É um desfecho tenso para uma fascinante batalha pela subida no Championship, depois de o Leicester já ter garantir o seu regresso à Premier League como campeão, 12 meses após a descida de divisão.

Em abril, quando a corrida pela subida aqueceu, McKenna disse aos seus jogadores: "O nosso trabalho não é sonhar, é fazer".

A luta pela subida no Championship
A luta pela subida no ChampionshipFlashscore

Mas os sonhos tornar-se-ão realidade em Portman Road se o Ipswich conseguir um lugar lucrativo entre a elite da Premier League depois de mais de duas décadas no deserto.

Quatro jogos sem vencer pareciam ter relegado o Ipswich para um lugar no play-off, mas o Leeds também tropeçou, com uma vitória em cinco jogos, abrindo caminho para que os Trator Boys subissem ao segundo lugar depois de vencerem o Coventry na terça-feira.

"Tudo pode acontecer. Vai haver tensão no jogo, com certeza, mas será sobre fazer o suficiente para nos mantermos no topo", disse McKenna sobre a luta pela subida.

O Ipswich seria apenas a quarta equipa na era da Premier League a garantir promoções consecutivas desde o terceiro escalão, depois de Watford, Norwich e Southampton.

Desafiou as dúvidas

A última vez que o Ipswich disputou a Premier League foi em 2001/02, altura em que desceu de forma surpreendente apenas um ano depois de se qualificar para a Taça da UEFA com um quinto lugar.

O declínio do Ipswich atingiu o seu ponto mais baixo em 2019, quando caiu para o terceiro escalão pela primeira vez desde 1957.

Épocas consecutivas a terminar a meio da tabela deixaram o Ipswich no purgatório, um período sombrio que finalmente se iluminou a 16 de dezembro de 2021 com a ousada decisão de contratar McKenna.

O norte irlandês foi visto como uma aposta no seu primeiro cargo de treinador, mas mereceu excelentes críticas na academia de jovens do Manchester United antes de ser promovido para ajudar José Mourinho a treinar a equipa principal.

O treinador de 37 anos desafiou as dúvidas, acabando com a permanência de quatro anos do Ipswich na League One e levando o clube à beira da terra prometida.

O Leeds, despromovido na temporada passada, sentirá um gosto amargo se for relegado à lotaria do play-off depois de passar boa parte da temporada entre os dois primeiros classificados.

"Não está mais nas nossas mãos, mas a corrida ainda não acabou", disse Farke.

West Bromwich Albion garantirá uma vaga no play-off se vencer o Preston, embora um empate provavelmente seja suficiente, dada a vantagem de saldo de golos sobre o sétimo classificado, o Hull City.

O Norwich também pode garantir uma vaga no play-off se evitar a derrota do Birmingham, terceiro classificado, que está a lutar para evitar a descida para a League One pela primeira vez desde 1995.

O Birmingham está um ponto atrás do Plymouth e precisa que o Argyle perca com o Hull para ter uma hipótese de sobreviver.

O Huddersfield, penúltimo classificado, tem uma diferença de golos muito inferior à do Plymouth, o que significa que, independentemente do que fizer contra o Ipswich, o Huddersfield está praticamente despromovido.

O calendário do Championship na última jornada
O calendário do Championship na última jornadaFlashscore