Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Championship: Arranca a disputa pela última vaga de acesso aos milhões da Premier League

Ali Pollock
Gabriel Sara, ex-São Paulo, pode subir com o Norwich
Gabriel Sara, ex-São Paulo, pode subir com o NorwichAFP
Os play-offs da segunda divisão inglesa que decidem a última vaga de acesso à Premier League começam neste domingo. Saiba tudo sobre a disputa.

Leeds, Southampton, West Brom e Norwich vão jogar um play-off para decidir quem se junta ao Leicester (campeão) e ao Ipswich (vice), que subiram de forma direta para a Premier League.

Os jogos da primeira mão das meias-finais serão ambos neste domingo, 12 de maio, com a segunda mão marcada para quinta-feira e sexta-feira. O Leeds enfrentará o Norwich e o Southampton disputa com o West Brom.

A classificação do Championship
A classificação do ChampionshipFlashscore

Norwich - Leeds

O Leeds estava na luta pelo acesso automático até o último jogo da temporada regular, mas acabou na terceira posição depois de vencer apenas uma de suas últimas seis partidas.

Isso fez com que a confiança dos adeptos no técnico Daniel Farke e em sua equipe diminuísse a caminho dos play-offs, apesar de uma campanha forte no geral (90 pontos somados). Um ponto positivo para a equipa de Yorkshire, no entanto, é que eles conseguiram a subida para a primeira divisão duas vezes na história recente.

O Norwich, por sua vez, terminou em sexto lugar, apesar de ter perdido na última ronda com o despromovido Birmingham e de ter vencido apenas duas de suas últimas sete partidas. Os Canaries fizeram uma campanha que incluiu vitórias contra o promovido Ipswich e contra o Southampton, que também disputa o play-off.

No entanto, o histórico contra o Leeds não é tão positivo, tendo perdido os dois jogos desta temporada.

Norwich x Leeds frente a frente
Norwich x Leeds frente a frenteFlashscore

Os principais pontos fortes de ambos os clubes estão no ataque, especialmente no caso do Leeds, que conta com os extremos Crycensio Summerville e Wilfried Gnonto, bem como com os experientes avançados Joel Piroe e Patrick Bamford.

Com seus 19 golos e 9 assistências, Summerville foi eleito o melhor jogador da temporada da Championship.

Já o Norwich conta com o brasileiro Gabriel Sara, ex-São Paulo, que contribuiu para 25 golos da equipe.

Estatísticas de Sara na Championship
Estatísticas de Sara na ChampionshipFlashscore

Pesa para o lado do Leeds uma defesa melhor. A equipa de Daniel Farke sofreu o segundo menor número de golos na divisão (43), com o guarda-redes Illan Meslier a ganhar a luva de ouro após 18 jogos sem sofrer gols.

West Brom - Southampton

Na outra meia-final, o quarto classificado Southampton viaja neste fim de semana para enfrentar o quinto West Brom.

Os Saints perderam a hipótese de subir diretamente por conta de um final de campeonato mau, apesar de terem tido uma série invicta de 25 jogos no início da temporada. O técnico Russell Martin é outro que divide opiniões com seu futebol que muitas vezes parece vistoso, mas nem sempre produz resultados.

O West Brom é provavelmente o único conjuntos entre os classificados para os play-offs que tem os adeptos satisfeitos com o treinador, Carlos Corberan. Isso deve-se principalmente ao trabalho que ele faz com recursos limitados, depois de o clube não ter gasto um centavo em transferências em nenhuma das janelas desta temporada.

No entanto, o histórico do clube contra o Southampton não é bom, tendo perdido as duas partidas durante a temporada regular.

West Brom x Southampton, frente a frente
West Brom x Southampton, frente a frenteFlashscore

O Southampton tem um dos melhores avançados da liga, Adam Armstrong, que marcou 21 gols e deu 13 assistências até aqui. Ele será um dos destaques nas meias-finais e seu poder de fogo pode ser fundamental para levar o Saints a Wembley, onde será disputada a decisão dos play-offs.

Ao contrário dos concorrentes nos play-offs, o West Brom não tem um goleador principal.

Brandon Thomas-Asante lidera a lista com 11 tentos, mas a equipa divide a carga ofensiva com vários jogadores. Isso inclui Mikey Johnston, que passou pelo Vitória SC e chegou emprestado em janeiro, que marcou sete golos desde sua chegada e tem a capacidade de vencer uma partida sozinho com seu excepcional chute de longa distância.

O que pode faltar ao West Brom no ataque é compensado na defesa, com o guard-redes Alex Palmer e a dupla de centrais Cedric Kipre e Kyle Bartley a formarem uma defesa difícil de ser batida.