Championship: Arranca a disputa pela última vaga de acesso aos milhões da Premier League
Leeds, Southampton, West Brom e Norwich vão jogar um play-off para decidir quem se junta ao Leicester (campeão) e ao Ipswich (vice), que subiram de forma direta para a Premier League.
Os jogos da primeira mão das meias-finais serão ambos neste domingo, 12 de maio, com a segunda mão marcada para quinta-feira e sexta-feira. O Leeds enfrentará o Norwich e o Southampton disputa com o West Brom.
Norwich - Leeds
O Leeds estava na luta pelo acesso automático até o último jogo da temporada regular, mas acabou na terceira posição depois de vencer apenas uma de suas últimas seis partidas.
Isso fez com que a confiança dos adeptos no técnico Daniel Farke e em sua equipe diminuísse a caminho dos play-offs, apesar de uma campanha forte no geral (90 pontos somados). Um ponto positivo para a equipa de Yorkshire, no entanto, é que eles conseguiram a subida para a primeira divisão duas vezes na história recente.
O Norwich, por sua vez, terminou em sexto lugar, apesar de ter perdido na última ronda com o despromovido Birmingham e de ter vencido apenas duas de suas últimas sete partidas. Os Canaries fizeram uma campanha que incluiu vitórias contra o promovido Ipswich e contra o Southampton, que também disputa o play-off.
No entanto, o histórico contra o Leeds não é tão positivo, tendo perdido os dois jogos desta temporada.
Os principais pontos fortes de ambos os clubes estão no ataque, especialmente no caso do Leeds, que conta com os extremos Crycensio Summerville e Wilfried Gnonto, bem como com os experientes avançados Joel Piroe e Patrick Bamford.
Com seus 19 golos e 9 assistências, Summerville foi eleito o melhor jogador da temporada da Championship.
Já o Norwich conta com o brasileiro Gabriel Sara, ex-São Paulo, que contribuiu para 25 golos da equipe.
Pesa para o lado do Leeds uma defesa melhor. A equipa de Daniel Farke sofreu o segundo menor número de golos na divisão (43), com o guarda-redes Illan Meslier a ganhar a luva de ouro após 18 jogos sem sofrer gols.
West Brom - Southampton
Na outra meia-final, o quarto classificado Southampton viaja neste fim de semana para enfrentar o quinto West Brom.
Os Saints perderam a hipótese de subir diretamente por conta de um final de campeonato mau, apesar de terem tido uma série invicta de 25 jogos no início da temporada. O técnico Russell Martin é outro que divide opiniões com seu futebol que muitas vezes parece vistoso, mas nem sempre produz resultados.
O West Brom é provavelmente o único conjuntos entre os classificados para os play-offs que tem os adeptos satisfeitos com o treinador, Carlos Corberan. Isso deve-se principalmente ao trabalho que ele faz com recursos limitados, depois de o clube não ter gasto um centavo em transferências em nenhuma das janelas desta temporada.
No entanto, o histórico do clube contra o Southampton não é bom, tendo perdido as duas partidas durante a temporada regular.
O Southampton tem um dos melhores avançados da liga, Adam Armstrong, que marcou 21 gols e deu 13 assistências até aqui. Ele será um dos destaques nas meias-finais e seu poder de fogo pode ser fundamental para levar o Saints a Wembley, onde será disputada a decisão dos play-offs.
Ao contrário dos concorrentes nos play-offs, o West Brom não tem um goleador principal.
Brandon Thomas-Asante lidera a lista com 11 tentos, mas a equipa divide a carga ofensiva com vários jogadores. Isso inclui Mikey Johnston, que passou pelo Vitória SC e chegou emprestado em janeiro, que marcou sete golos desde sua chegada e tem a capacidade de vencer uma partida sozinho com seu excepcional chute de longa distância.
O que pode faltar ao West Brom no ataque é compensado na defesa, com o guard-redes Alex Palmer e a dupla de centrais Cedric Kipre e Kyle Bartley a formarem uma defesa difícil de ser batida.