Championship: Southampton a caminho de Wembley após vitória contra o West Brom (3-1)
Recorde aqui as principais incidências
O Leeds United provou a rapidez com que uma eliminatória pode mudar e o Southampton tentou repetir o feito com o apoio de um público vociferante no St. Mary's e com Flynn Downes a liderar a pressão implacável dos anfitriões.
O West Brom passou a primeira parte a tentar abrandar o ritmo do jogo, mas pouco depois de David Brooks ter acertado no poste, Tom Fellows ganhou ritmo e rematou cruzado para Alex McCarthy desviar para a trave.
Os Saints continuaram a ser pacientes, apesar de não conseguirem fazer um avanço inicial, com a equipa de Russell Martin a movimentar bem a bola. Em contraste, o West Brom lutou para ter qualquer posse de bola significativa e teve momentos de desleixo com a bola, com um bloqueio de Kyle Bartley a ser necessário para negar Adam Armstrong depois de Alex Mowatt ter sido apanhado em posição perigosa.
Para Carlos Corberán, o importante era que o empate se mantivesse à entrada para o intervalo, já que Joe Aribo rematou ao lado no último lance da primeira parte.
Mas a situação mudou aos quatro minutos do segundo tempo, quando o mau passe de Grady Diangana foi intercetado por Will Smallbone, que passou a bola para Brooks, que a recuperou antes de bater Alex Palmer.
Taylor Harwood-Bellis teve uma intervenção vital para negar o golo a Mowatt momentos depois para manter a vantagem. Pouco depois, Darnell Furlong viu McCarthy negar o empate, numa altura em que os visitantes tentavam voltar a entrar no jogo.
No entanto, Armstrong não se deixou enganar, recebendo a bola de Downes e rematando com precisão para o fundo da baliza para praticamente sentenciar a partida e a eliminatória.
De penálti, Armstrong fez o 23.º golo da temporada, com os Saints a chegarem a uma final de play-off pela primeira vez na sua história, ficando a um jogo de um regresso imediato à Premier League.