Sub-19: Portugal vence Grécia (2-1) no arranque da qualificação para Euro-2024
Portugal 2-1 Grécia
Os pupilos de José Lima demonstraram algum nervosismo inicial, acusando o favoritismo, e foi a Grécia a ter as primeiras oportunidades de finalização.
Aos poucos, a formação lusa foi conseguindo assentar o seu jogo, criando lances de perigo a partir dos corredores laterais com cruzamentos para a área à procura de Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting que está emprestado ao Nottingham Forest.
Aos 27 minutos, surgiu a primeira grande oportunidade para Portugal, com João Rego a beneficiar de um ressalto e a rematar junto ao poste direito da baliza defendida por Nikolakoulis.
Pouco tempo depois, aos 34 minutos, a seleção nacional viria a inaugurar o marcador com Rodrigo Ribeiro a cabecear sem marcação para o fundo da baliza da Grécia, após cruzamento de Tomás Marques na direita.
Na segunda parte, a equipa helénica entrou com vontade de inverter o resultado e, aos 79 minutos, acabou por chegar ao empate através da marcação de um livre por Gkoumas, com Christos Alexiou a surgir na pequena área a desviar para o fundo da baliza.
O empate só durou 10 minutos, pois aos 89, Gustavo Varela voltou a colocar a equipa em vantagem, na recarga após defesa incompleta de Nicolakoulis a um livre de João Vasconcelos.
Apenas os vencedores de cada um dos sete grupos da Ronda de Elite seguem para a fase final, juntando-se à Irlanda do Norte, anfitriã do próximo Campeonato da Europa de sub-19, entre 15 e 28 de julho de 2024, no qual serão apuradas as seleções europeias para o Mundial de sub-20 de 2025.
No outro jogo do agrupamento, a Dinamarca derrotou a Sérvia (3-1).