Dados apontam a surpresas no fim de semana: Birmingham, Cosenza e Gotemburgo podem surpreender favoritos
Norwich - Birmingham (sábado, 16:00)
No jogo da nona jornada do Championship, o décimo classificado Birmingham vai visitar o campo do oitavo, o Norwich, e será um jogo muito importante para ambas as equipas. Como é habitual nesta competição, a tabela é extremamente equilibrada. Há uma diferença de apenas três pontos entre as equipas que ocupam o quarto e o décimo lugar, com o Birmingham a apenas um ponto do seu adversário de sábado. Nenhuma das duas equipas está num momento de forma brilhante e uma vitória seria boa para ambas.
O Norwich teve de gerir três derrotas nos seus últimos quatro jogos, incluindo um desaire por seis golos frente ao recém-promovido Plymouth. O Birmingham conquistou apenas dois pontos no mesmo período. No entanto, ambas as equipas confirmam que a posição na tabela pode ser enganadora no início da época. A métrica dos pontos esperados, que tem em conta a qualidade das oportunidades de golo criadas e permitidas, e depois calcula a probabilidade com que uma equipa deveria ter marcado, coloca o Birmingham na quinta posição e o Norwich duas posições acima.
Assim, mesmo como outsider das casas de apostas, os visitantes têm boas hipóteses de surpreender e marcar fora. A sua vantagem indiscutível é a excelente defesa, que, apesar da ausência de cinco jogos de Ethan Laird na época passada, os adversários só ultrapassaram sete vezes até agora, o que é o terceiro número mais baixo, atrás do líder Leicester e do terceiro classificado, Preston. A sua qualidade também é confirmada pelo padrão de golos esperados permitidos, segundo o qual a equipa até enfrentou o menor volume de oportunidades perigosas em todo o Championship.
A análise dos dados mostra que a equipa não tem qualquer fraqueza posicional visível e, por exemplo, é a que melhor defende os espaços centrais junto à sua área, juntamente com o Coventry. É o Norwich que tem preocupações completamente diferentes na retaguarda e, após a última jornada, tem a 16.ª pior defesa.
É de facto mais dominante em termos ofensivos em relação aos seus adversários (1,8 contra 1,3 golos esperados por jogo), mas tem um grande desafio desta vez. Quanto ao ataque do Birmingham, embora seja bastante pobre até ao momento, pode contar com a vulnerabilidade do adversário nos contra-ataques e especialmente em situações de bola parada. O Norwich é o pior em toda a liga a defendê-las, enquanto apenas cinco outras equipas as definem melhor do que o Birmingham.
Pisa - Cosenza (sábado, 14:00)
Na oitava jornada da Série B italiana, Pisa e Cosenza, dois vizinhos nos 12.º e 13.º lugares na tabela, respetivamente, mdem forças. E embora a equipa da casa seja considerada a grande favorita, a sua posição na tabela não corresponde ao seu desempenho até agora. A métrica de pontos esperados acima mencionada é novamente um bom guia: até agora, o Pisa tem uma média de 0,83 pontos esperados por jogo, a mais baixa da liga.
Embora a defesa abaixo da média da equipa também tenha contribuído para isso, a principal razão são os problemas no ataque. Os comandados do treinador Alberto Aquilani, antigo internacional italiano e médio do Liverpool, da Juventus e do AC Milan, e que também passou pelo Sporting, só muito esporadicamente têm conseguido boas oportunidades de remate e os seus 0,7 golos esperados por jogo são, mais uma vez, o número mais baixo da Série B.
Os seus dois avançados mais activos, Stefano Moreo e Alessandro Arena, marcaram apenas um golo, com o primeiro em particular a parecer perdido no sistema tático desta temporada. O Pisa conseguiu marcar cinco golos, com cinco jogadores diferentes a marcarem. Esta procura de um goleador fiável vai jogar a favor do Cosenza. A equipa da Calábria é universalmente pobre em todas as métricas importantes, o que ainda pode ser suficiente para o Pisa, dado o seu estado de espírito atual.
Hammarby - Gotemburgo (domingo, 17:30)
O Hammarby apresentou um excelente futebol na Allsvenskan na temporada passada e, como um dos principais candidatos ao título, terminou em terceiro lugar na tabela. No entanto, tem sido muito menos bem sucedido na atual temporada, após a saída de uma série de jogadores importantes.
Do atual quinto lugar, já está a nove pontos das posições de Taça e, de acordo com os modelos analíticos, deveria estar mais a meio da tabela, ou seja, ao nível do rival deste fim de semana, o Gotemburgo. Na verdade, a situação não poderia ser mais equilibrada, uma vez que ambas as equipas deveriam ter somado os mesmos 30 pontos com base nos seus desempenhos até agora. E enquanto o Gotemburgo tem 29 pontos, o Hammarby está oito pontos acima do esperado.
De acordo com os principais modelos de dados, que avaliam a qualidade das defesas e dos ataques, a intensidade ou o sucesso da pressão, o jogo aéreo, o perigo dos contra-ataques ou ainda os ganhos de bolas recuperadas em diferentes partes do campo, as duas equipas são extremamente semelhantes. A principal diferença entre elas é que, enquanto o estilo do Hammarby se baseia na posse de bola e no jogo coletivo, o do Gotemburgo é mais direto e tenta subir muito mais depressa depois de ganhar a bola.
O resultado do jogo será, portanto, provavelmente, uma questão de estado de espírito. O Gotemburgo tem quatro vitórias nos últimos cinco jogos, além de um empate fora de casa com o líder Malmö. Por isso, a equipa não deixa de ter hipóteses de sucesso no confronto de domingo.