Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arturo Vidal critica selecionador do Chile: "A seleção precisa de mim"

AFP
Arturo Vidal choca com Ignacio Fernandez, do River Plate
Arturo Vidal choca com Ignacio Fernandez, do River PlateLuis ROBAYO / AFP
O veterano Arturo Vidal criticou o treinador do Chile, Ricardo Gareca, pela ausência de si próprio e de outros jogadores da chamada "Geração de Ouro" para os próximos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo contra o Brasil e a Colômbia.

Vidal lamentou que Gareca não o tenha convocado juntamente com outros jogadores como Mauricio Isla, Charles Aránguiz e Marcelo Díaz, membros da geração de jogadores que levou o Chile a vencer a Copa América 2015 e o Centenário 2016.

"Eu, Mauricio Isla, Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, precisamos de estar na seleção; a seleção precisa de nós. Temos de enfrentar o Brasil com grandes jogadores", disse Vidal, antigo jogador de clubes como o Barcelona, o Bayern de Munique e a Juventus, numa conferência de imprensa na terça-feira.

De acordo com Vidal, ele não conseguiu explicar por que Mauricio Isla, seu companheiro de Colo Colo, não foi convocado, apesar de ser o último capitão da equipa.

"Há alguém melhor do que eu na minha posição, que tenha a experiência de jogar contra o Brasil ou os mesmos jogos que eu? Não há", argumentou o médio.

Vidal acrescentou ainda que não vê um "rumo para a seleção nacional" e instou o treinador Gareca a "saber quando recrutar novos jogadores e não deitar fora estas eliminatórias".

Juventude

A equipa "Roja" está repleta de jovens jogadores e tem apenas o avançado do Atlético Mineiro, Eduardo Vargas, como referência da velha guarda. O avançado Alexis Sanchez (Udinese) está ausente por lesão.

O Chile está em penúltimo lugar, atrás apenas do Peru, entre os 10 países que disputam a qualificação para o Mundial-2026, liderada pela Argentina. Depois de alguns particulares que entusiasmaram os adeptos, Gareca desiludiu na Copa América, onde a equipa não conseguiu marcar qualquer golo.

Foram dois jogos na fase de qualificação, ambos com derrotas. Particularmente dolorosa foi a derrota por 2-1 com a Bolívia, que nunca havia vencido o Chile fora de casa.

O Chile receberá o Brasil no dia 10 de outubro em Santiago e enfrentará a Colômbia no dia 15 de outubro em Barranquilla. O Chile não se conseguiu qualificar para os dois últimos Campeonatos do Mundo, Rússia 2018 e Catar 2022.

Os seis primeiros classificados terão um bilhete direto para o Campeonato do Mundo de 2026, enquanto o sétimo disputará um play-off.