Arturo Vidal regressa à seleção chilena depois de um ano fora da equipa
"A equipa técnica de La Roja decidiu convocar o seguinte jogador para a dupla jornada de novembro: Arturo Vidal", refere o comunicado.
Vidal, 37 anos, que já jogou no Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e Flamengo, ficou fora das listas do seleccionador Ricardo Gareca durante este ano. A última vez que Vidal jogou pelo Chile foi a 12 de setembro de 2023, contra a Colômbia, onde sofreu uma lesão que o impediu de disputar o resto das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026.
Vidal, que no domingo se sagrou campeão chileno com o Colo Colo, criticou publicamente Gareca por não o ter chamado a ele e a outros jogadores da chamada "Geração de Ouro".
"Eu, (Mauricio) Isla, Charles (Aránguiz), Marcelo (Díaz), devíamos estar na seleção nacional. A seleção precisa de nós", disse, mencionando membros da geração que levou o Chile a vencer a Copa América de 2015 e a Centenária de 2016.
O plantel da La Roja está repleto de jovens jogadores, sendo que apenas o avançado do Atlético Mineiro Eduardo Vargas faz parte da velha guarda. O avançado Alexis Sánchez (Udinese) está fora por lesão.
Convocatória após escândalo
A chamada de Vidal acontece uma semana depois do escândalo que o envolve e a outros jogadores do Colo Colo numa boate de Santiago, onde uma mulher os acusou de agressão sexual. No entanto, não há notícias de qualquer progresso na investigação, processos ou detenções.
A seleção chilena visita o Peru no dia 15 de novembro e recebe a Venezuela no dia 19 de novembro, duas partidas fundamentais para manter as esperanças de qualificação para o Mundial.
O Chile está em último lugar na tabela, com cinco pontos em dez partidas, sete atrás da Bolívia, sétima classificada, que está em zona de repescagem.