Bielsa prepara nova fase sem Suárez e destaca papel de Darwin na seleção do Uruguai
Durante uma conferência de imprensa antes da dupla jornada de qualificação para o Mundial, contra o Peru, a 11 de outubro, e o Equador, a 15 de outubro, Marcelo Bielsa disse que, dada a impossibilidade de ter sempre os melhores 11 jogadores disponíveis, "o que marca o nível e a hierarquia das equipas é a segunda ou terceira opção para cada posição".
"De acordo com a forma como geri, é evidente que Darwin teve um papel preponderante", disse, acrescentando: "Tenho grandes esperanças em (Matias) Viña. Para mim, Viña é um jogador com um futuro muito importante".
Darwin, avançado do Liverpool, é visto como o substituto de Suárez, depois de ter terminado 2023 como o melhor marcador da qualificação, com cinco golos nos primeiros seis jogos, mas a CONMEBOL aplicou-lhe uma suspensão de cinco jogos em 27 de agosto por incidentes após o jogo contra a Colômbia, nas meias-finais da Copa América, nos Estados Unidos.
Esta ausências e a reforma de Suárez, que Bielsa elogiou bastante, obrigaram o treinador a procurar alternativas.
Bielsa também falou de Rodríguez, campeão do mundo de sub-20 com a Celeste e transferido do Liverpool do Uruguai para o Bahia do Brasil, embora tenha apontado a "queda de rendimento" do jogador de 21 anos, que atribuiu à mudança de clube.
O argentino também disse estar "muito animado" com vários jovens uruguaios, como o defesa Santiago Bueno (Wolverhampton), o médio Emiliano Martínez (Midtjylland) e o defesa Nicolas Marichal (Dínamo de Moscou).
A equipa charrua está em terceiro lugar na qualificação sul-americana para o Mundial-2026 e, embora almejasse mais, terminou em terceiro na recente Copa América.