Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAF: caminho para o Mundial-2026 está definido

Gianni Infantino, da FIFA, esteve presente no congresso
Gianni Infantino, da FIFA, esteve presente no congressoAFP
Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio dos noves grupos de qualificação para o Mundial-2026. África vai ter nove equipas garantidas no Campeonato do Mundo que se vai disputar no Canadá, Estados Unidos da América e México.

Os jogos de qualificação vão começar em novembro de 2023, com cada equipa a fazer um jogo em casa e outro jogo fora, num total de 10 jornadas. Termina em outubro de 2025.

Os nove primeiros classificados garantem automaticamente o bilhete para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos vão disputar uma final four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental. 

Marrocos, que fez história em 2022 ao tornar-se na primeira equipa africana a chegar às meias-finais de um Campeonato do Mundo, está no Grupo E e vai ter como adversários Zâmbia, Congo, Tanzânia, Níger e Eritrea

A Guiné-Bissau está no Grupo A, com o Egito, orientado por Rui Vitória; Angola e Cabo Verde vão discutir um lugar no Grupo D, que tem nos Camarões o grande favorito; Moçambique está no Grupo G, com Argélia e Guiné como as equipas mais sonantes; São Tomé e Príncipe entra no Grupo H com a Tunísia como principal força. A Nigéria, de José Peseiro, está no Grupo C.

Confira todos os grupos:

A: Egito, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia, Djibouti;B: Senegal, República Democrática do Congo, Mauritânia, Togo, Sudão, Sudão do Sul;C: Nigéria, África do Sul, Benim, Zimbabué, Ruanda, Lesotho;D: Camarões, Cabo Verde, Angola, Líbia, Eswatini, Maurícias;

E: Marrocos, Zãmbia, Congo, Tanzânia, Níger, Eritrea; 

F: Costa do Marfim, Gabão, Quénia, Gâmbia, Burundi, Seychelles;G: Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botswana, Somália;H: Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria, São Tomé e Príncipe; I: Mali, Gana, Madagáscar, República Centro Africana, Comoros e Chade.