Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Colômbia no caminho certo para se qualificar para o Mundial e redescobrir a sua magia

Rafael Gomez
Colômbia comemora um golo diante do Chile
Colômbia comemora um golo diante do ChilePhoto by Raul ARBOLEDA / AFP
A Colômbia superou o Chile com uma vitória confortável por 4-0, que lhe permite olhar mais de perto para o Campeonato do Mundo na América do Norte. James Rodriguez fez um grande jogo.

Recorde as incidências da partida

O Campeonato do Mundo de 2026 está cada vez mais próximo. Para o bem e para o mal. A Colômbia, uma equipa que teve de renovar o seu núcleo após uma dolorosa ausência do Campeonato do Mundo de 2022, redescobriu a sua magia e, depois de golear o Chile por 4-0 em Barranquilla, está a caminho da América do Norte como segunda na zona da CONMEBOL. 

As estatísticas da equipa de Néstor Lorenzo são mais do que positivas. A Colômbia perdeu apenas uma partida (para a Bolívia em El Alto). Derrotou a Argentina e o Brasil. Empatou com o Uruguai, a terceira equipa histórica da região, e derrotou o Chile, uma equipa que atravessa talvez o pior momento da sua história recente, mas que continua a ser um osso duro de roer.

A Colômbia encontrou na atual campanha das eliminatórias dois elementos que se destacam no futebol: o jogo e os resultados. No passado, o Tricolor deslumbrou com a sua magia. Com o talento individual dos seus jogadores. Com os seus objetivos, mas quando se tratava de resultados, ficava aquém. Às vezes, muito aquém.

Desde que Néstor Lorenzo assumiu as rédeas do comando técnico, a situação inverteu-se. A Colômbia, para além de refletir um estilo agressivo e poderoso, que utiliza tanto a pressão alta como a distribuição de bola, uma marca do ADN Cafetero, ganha agora jogos decisivos e chegou a uma final da Copa América após uma ausência de mais de 20 anos.

Os últimos resultados da Colômbia
Os últimos resultados da ColômbiaFlashscore

Segunda parte perfeita

Contra o Chile, o técnico argentino acabou com as dúvidas sobre o desempenho do tricolor. A Colômbia dominou do início ao fim. O primeiro golo chegou do ar. A bola parada tornou-se um dos pontos fortes da equipa técnica de Lorenzo. Uma bola centrada com perfeição por James Rodríguez gerou um ressalto que bateu na cabeça de Davinson Sánchez. O defesa estava pronto para abrir o marcador. O segundo golo foi uma imagem de marca: a pressão alta levou a um erro da defesa chilena. James intercetou a bola e colocou o golo na bandeja de prata de Luis Díaz.

Jhon Duran, uma das estrelas do Aston Villa de Unai Emery (o seu golo contra o Everton valeu-lhe o prémio de melhor golo do mês na Premier League) marcou o terceiro golo com força física e definição, enquanto Luis Sinisterra fechou o marcador com uma transição eficaz da defesa para o ataque.

A vitória deixa a Colômbia em segundo lugar na zona de classificação da CONMEBOL, com 19 pontos, três a menos que o Uruguai e a sete pontos da repescagem.

O Chile, por sua vez, continua sem vencer e, com cinco pontos em 30 possíveis, começa a perder as esperanças de chegar ao Mundial-2026.