Coreia do Norte cancela jogo contra o Japão perante o risco de surto bacteriano
A Coreia do Norte decidiu não realizar a partida em Pyongyang devido a preocupações com "doenças infecciosas" no Japão, informou a agência japonesa Kyodo.
O Japão, que não tem relações diplomáticas formais com o governo norte-coreano, está a sofrer um recente surto de infeções graves causadas por uma bactéria.
Entre o início do ano e 13 de março, o país registou 474 casos de síndrome do choque tóxico (STSS), uma forma de infeção grave causada pela bactéria estreptococo do grupo A (GAS).
"A decisão, tomada em consulta com a FIFA e as partes interessadas relevantes, ocorre depois de a AFC ter sido informada a 20 de março pela Associação de Futebol da Coreia do Norte sobre a necessidade de transferir a partida para um local neutro devido a circunstâncias inevitáveis", disse a AFC em comunicado.
"O assunto será agora encaminhado aos comités relevantes da FIFA, com mais atualizações a serem comunicadas no devido tempo", acrescentou a AFC.
Japão e Coreia do Norte estão no Grupo B da zona asiática de qualificação para o Mundial-2026, juntamente com a Síria e Mianmar. Na quinta-feira, o Japão venceu a Coreia do Norte por 1-0.