Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA vai convidar o Inter Miami de Messi para o Campeonato do Mundo de Clubes

Miguel Baeza
Leo Messi
Leo MessiVaughn Ridley / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Segundo o jornal espanhol Marca, é uma questão de horas ou dias para que a notícia seja oficializada. Benfica e FC Porto também participam na prova.

Mais uma vez, Leo Messi terá a oportunidade de conquistar um novo título internacional a nível de clubes. Desta vez, a oportunidade surge de uma forma inesperada, pois será graças a um convite da FIFA para o Campeonato do Mundo de Clubes que se realizará nos Estados Unidos durante o verão de 2025 (15 de junho a 13 de julho).

O Inter Miami, clube onde joga o astro argentino, foi o grande campeão da temporada regular da MLS, um feito que a própria liga norte-americana reconhece com um título oficial, o Supporters' Shield. Com isso, o conjunto da Flórida teria conquistado a vaga que a entidade máxima do futebol mundial concede a uma equipa do país-sede.

Como as quatro vagas da CONCACAF já foram divididas entre Rayados de Monterrey, León e Pachuca, do México, e Seattle Sounders, da MLS, só resta a vaga de convidado. Embora o campeão final dos Playoffs da Major League Soccer ainda não seja conhecido, o jornal Marca afirma com veemência que a vaga já pertence à equipa treinada por Tata Martino.

Se a informação se confirmar, Messi poderá voltar a defrontar clubes como o Real Madrid e o Barcelona, ou clubes históricos argentinos como o River Plate e o Boca Juniors. Uma espetacular jogada de marketing da FIFA.

Equipas já qualificadas para o novo Campeonato do Mundo de Clubes

CONCACAF: Rayados de Monterrey, Leon e Pachuca (México), Seattle Sounders (EUA).

CONMEBOL: Palmeiras, Flamengo e Fluminense pelos títulos conquistados na última Libertadores. Boca Juniors e River Plate pela soma de pontos no ranking histórico.

UEFA: Chelsea (vencedor da Liga dos Campeões de 2021), Real Madrid (2022 e 2024) e Manchester City (2023). Bayern, PSG, Inter, Dortmund, Porto, Atlético, Benfica, Juventus e Red Bull Salzburg (por classificação).

ÁSIA: Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão), Ulsan (Coreia do Sul) e Al-Ain (vencedor da Liga dos Campeões da Ásia em 2024).

ÁFRICA: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Esperance (Tunísia) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).

OCEANIA: Auckland City (Nova Zelândia).