Mundial de Clubes: Salzburgo carimba o bilhete e fecha contingente europeu
Esta quarta-feira, além de se decidirem as meias-finais da Liga dos Campeões, ficaram também definidos os 12 representantes da Europa no Mundial de Clubes. Foi o Salzburgo a última equipa a garantir o bilhete.
O campeão austríaco viu confirmada a viagem para os Estados Unidos da América após eliminação do Arsenal da Liga dos Campeões. Todas as equipas em prova já tinham garantido a participação, pelo que uma delas vai ficar com a vaga de vencedor e abrir outro espaço que será então ocupado pelo Salzburgo, a equipa mais bem classificada no ranking com possibilidades de ir.
Pese embora não ser um dos conjuntos de sucesso na Liga dos Campeões (em seis participações só por uma vez chegou aos oitavos de final e nesta época foi eliminado no último lugar do grupo com Benfica), o emblema austríaco beneficiou das restrições geográficas que não permitem a cada país levar mais do que dois representantes (exceção feita aos vencedores da Champions). Além do prestígio, vai também amealhar 50 milhões de euros que, decerto, farão as diferenças no grande dominador do futebol daquele país nos últimos anos.
Recorde-se que o novo Mundial de Clubes vai ser disputado por 32 clubes entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos da América. A UEFA é a confederação com mais vagas, 12 no total (quatro para vencedores da Liga dos Campeões e oito para o ranking).
Confira todos os participantes:
UEFA: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern, PSG, Inter, FC Porto, Benfica, Dortmund, Juventus, Atlético Madrid e Salzburg.
AFC: Al Hilal, Urawa Red Diamonds, Ulsan + vencedor da Champions Asiática;
CAF: Al Ahly, Wydad + duas vagas (vencedor da Champions e ranking);
CONCACAF: Monterrey, Seattle Sounders, Club León + vencedor da Champions;
OFC: Auckland City;
Anfitrião: Uma equipa dos Estados Unidos da América.