Presença do Inter Miami no Mundial de Clubes suaviza a queda na MLS com Atlanta
Recorde aqui as incidências do encontro
O Inter Miami terminou a fase regular como líder da Conferência Este, mas no sábado foi surpreendido por 2-3 em casa pelos Atlanta, que conseguiu chegar ao nono lugar com menos 34 pontos, no terceiro e decisivo jogo dos playoffs, depois de cada equipa ter vencido por 2-1 os dois jogos anteriores. Messi abriu o marcador, mas Bartosz Slisz marcou de cabeça o golo da vitória aos 76 minutos do segundo tempo.
No entanto, a equipa de estrelas ainda terá um lugar no Mundial de Clubes, que vai contar com 32 equipas no próximo ano, depois de a FIFA ter concedido ao Inter Miami a penúltima vaga após a conquista do "Escudo dos Adeptos", por ter terminado no topo da classificação da MLS na fase regular.
Além disso, ainda vão ser anfitriões do jogo inaugural do torneio, que se realiza entre 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos.
"Vocês mostraram que nos Estados Unidos são consistentemente o melhor clube em campo. Por isso, tenho o orgulho de anunciar que, como um dos melhores clubes do mundo, vocês são merecedores de participar no novo Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA como clube anfitrião representando os Estados Unidos", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, na altura.
Essas palavras soaram algo vazias e sublinharam a natureza opaca dos critérios de qualificação para o torneio, após a surpreendente derrota do Inter Miami na primeira eliminatória completa dos playoffs. A FIFA, é claro, estava desesperada para ter Messi, o jogador mais famoso do mundo, no seu novo torneio, que ainda não tem um acordo para os direitos de transmissão televisiva.
O argentino chegou a Miami na metade da temporada passada e ajudou a conquistar um pequeno troféu, mas não a chegar aos playoffs. Esta temporada, apesar das muitas ausências por lesão, terminaram a temporada regular com um recorde de pontos.
No entanto, apesar de ter sido eliminado na primeira eliminatória, o Miami vai juntar-se aos vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2022, os Seattle Sounders, como representantes da MLS no Mundial de Clubes. A última vaga será concedida ao vencedor da final da Taça Libertadores, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro.