Toni Kroos critica a FIFA: "Simplesmente irresponsável"
A estreia do novo Mundial de Clubes terá lugar nos Estados Uniodos da América, de 15 de junho a 13 de julho de 2025. 32 equipas de África, Ásia, Europa, América e Oceânia participarão no torneio, que se realizará de quatro em quatro anos. Benfica e FC Porto vão representar Portugal. Anteriormente, o Campeonato do Mundo de Clubes contava apenas com sete equipas e era disputado em dezembro.
Kroos considera que a organização do torneio de quatro semanas é"simplesmente irresponsável" e não contribui de forma alguma para a qualidade do futebol. "Este será um mau Campeonato do Mundo de Clubes e um mau Campeonato do Mundo", afirmou Kroos, também na perspetiva do primeiro Campeonato do Mundo com 48 equipas, que se realizará um ano mais tarde nos EUA, Canadá e México (11 de junho a 19 de julho de 2026): "A certa altura, os jogadores estão quebrados".
Kroos, de 34 anos, encontrou o "momento perfeito para parar". "Sei que as pessoas não vão querer ouvir isso, pelo menos não as pessoas que organizam, mas no final você jogas por 'uma maçã e um ovo'". Embora o Mundial de Clubes seja agora mais difícil de ganhar, já não vale a pena. A certa altura, ficamos mesmo fartos. Toda a gente, como jogador e como adepto".
A competição tem sido criticada, em particular, devido ao aumento da pressão sobre os profissionais. Em julho, os representantes das ligas e dos jogadores anunciaram que iriam apresentar uma queixa à UE. Os queixosos acusam a FIFA de violar o direito comunitário da concorrência e de abusar da sua posição no mercado. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, sempre rejeitou as críticas.