Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Emoções fortes no Uruguai-Paraguai: Suárez prepara despedida na estreia de Gustavo Alfaro

AFP
Suárez entusiasmado em conferência de imprensa
Suárez entusiasmado em conferência de imprensaEITAN ABRAMOVICH / AFP
O Uruguai, dizimado por suspensões e lesões, recebe o Paraguai, que tem um novo técnico, esta madrugada, numa partida marcada pela despedida de Luis Suárez.

Siga as principais incidências da partida

O jogo, com lotação esgotada desde o início da semana, deverá contar com a presença do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que, segundo a imprensa local, desejou sorte a Luis Suárez.

A seleção uruguaia chega ao jogo confortável, depois de encerrar 2023 em segundo lugar na qualificação, com 13 pontos, a apenas dois da líder Argentina, atual campeã mundial e bicampeã das Américas.

Mas o panorama é diferente para os paraguaios, sétimos com cinco pontos, que precisam desesperadamente de uma vitória.

Os confrontos entre os dois países
Os confrontos entre os dois paísesFlashscore

Para a Albirroja, será a estreia do técnico argentino Gustavo Alfaro, que acaba de chegar para substituir o compatriota Daniel Garnero, demitido após um desempenho dececionante na recente Copa América nos Estados Unidos.

"O Uruguai é uma equipa intensa. Temos de jogar com a mesma intensidade, temos de pressionar com intensidade e sair da pressão com intensidade", disse Alfaro aos jogadores paraguaios durante uma sessão de treino.

Ex-técnico da seleção da Costa Rica na Copa América e técnico do Equador no Catar, Alfaro disse que tem "muito pouco tempo e muito a fazer" para evitar ficar de fora do Mundial-2026.

O momento do Paraguai
O momento do ParaguaiFlashscore

Noite emocionante

O encontro entre Charrúas e Guaranis será especial, pois Luis Suárez vestirá a camisola do Uruguai pela última vez. Aos 37 anos, o melhor marcador da história da seleção uruguaia anunciou que a sua passagem pela equipa nacional está a chegar ao fim.

"Vou jogar com o mesmo entusiasmo com que joguei a minha primeira partida com a seleção em 2007", prometeu, quase a chorar

Mais de 60 mil corações vão bater no histórico Centenário com a despedida de El Pistolero, que em 17 anos com a Celeste marcou 69 golos em 142 jogos, sendo o melhor marcador da história da equipa uruguaia.

"Temos de lhe agradecer todos os anos que nos deu a nós, jovens, os conselhos e valores da seleção, tudo o que deu ao país", disse aos jornalistas Fede Valverde, estrela do Real Madrid, à chegada ao país.

"Um grande jogador e uma pessoa incrível. Espero que ele possa retirar-se da melhor maneira", acrescentou.

Marcelo Bielsa não só enfrenta o desafio da emoção que distrai a equipa, como também o das baixas importantes que afetam a sua estratégia, isto porque seis jogadores que se destacaram desde que o treinador argentino assumiu o comando da seleção estão suspensos.

Guillermo Varela ainda terá de cumprir uma partida de suspensão após a expulsão na Copa América contra a Colômbia. Darwin Núñez, Rodrigo Bentancur, José Maria Giménez, Ronald Araújo e Mathias Olivera foram todos castigados na semana passada pela CONMEBOL por incidentes com adeptos no final do jogo.

Bielsa também não poderá contar com Matias Viña, Joaquin Piquerez, Giorgian De Arrascaeta e Nicolas de la Cruz devido a lesões.

De acordo com a imprensa uruguaia, Suárez será titular na ausência de Darwin Núñez, considerado o seu herdeiro.