A história da nova "referência" na Madeira: "As miúdas querem ser Telmas no futuro"
Acompanhe o Portugal-Estados Unidos no Flashscore
Telma Raquel Velosa Encarnação. Um nome para a eternidade. A jovem avançada apontou o primeiro golo da história de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo, na vitória também ela histórica frente ao Vietname (2-0), no encontro da segunda jornada da fase de grupos da maior prova de seleções do planeta que decorre na Austrália e Nova Zelândia.
Para o mundo do futebol podia ser ainda uma mera desconhecida, mas a verdade é que o nome de Telma Encarnação há muito que preenche as páginas bonitas do futebol português como um dos talentos em destaque da nova geração. Há dois anos esta avançada "rebelde" natural de Câmara de Lobos, na Madeira, chegou mesmo a ser distinguida com o prémio de melhor jogadora da Liga BPI, após uma campanha extraordinária ao serviço do seu clube de (quase) sempre, o Marítimo, para onde se mudou por volta dos 14-15 anos.
"Até aparecer no Marítimo ela jogava n'Os Xavelhas e já se ouvia falar muito dela com 12-13 anos. A primeira imagem que tenho da Telma é de uma jogadora muito pequenina e muito reguila, com aquele futebol de rua, um pouco sem regras. Via-se que era uma jogadora com muita qualidade. Não se previa isto, naturalmente, mas já se conseguia perspetivar um futuro muito risonho", recorda Nádia Henriques, capitã e companheira de equipa de Telma no Marítimo, em declarações ao Flashscore.
O orgulho da Madeira
"Viste o golo da Telma?" O dia 27 de julho começou bem cedo e com os relatos da primeira vitória de Portugal no Campeonato do Mundo. Nas entrelinhas o nome de uma das principais figuras: Telma Encarnação. É por estes dias o orgulho das gentes do Marítimo e da Madeira.
"Temos acompanhado sempre os jogos e comentamos cada lance dela. No momento do golo foi uma sensação de orgulho e felicidade, também pelo clube, mas acima de tudo por ela, que faz parte da nossa família. Nesse dia (27) tivemos treino e foi uma festa, só se falava de Telma Encarnação", conta Nádia, não escondendo todo o orgulho percetível pelo tom empregue nas palavras.
"É maravilhoso tudo aquilo que tem feito e acredito que é apenas uma pequena amostra do que poderá fazer no futuro. Esperamos mais e melhor da Telma, porque também sabemos a capacidade dela. Ela é uma pessoa muito ligada à região (Madeira) e é um orgulho para jogadoras, clube e Madeira", prossegue.
"Toda a gente já reconhecia o seu valor aqui, mas isto foi para lá de muito bom. Já é uma imagem na região e bastante conhecida pelos melhores motivos. Só se fala nela", sublinha.
Quando se fala em Madeira é feita a associação quase imediata a Cristiano Ronaldo, mas agora parece que há uma 'concorrente' à altura do capitão da Seleção Nacional masculina: "É mais uma madeirense a bater recordes (risos). Parece casualidade, mas acredito que seja uma prova do trabalho que está a ser feito pela Associação de Futebol da Madeira e clubes na aposta na formação. Dois fenómenos assim não aparecem por acaso".
Futuro? "Ela gosta muito de estar aqui"
De personalidade "muito vincada", que resulta num "feitio muito especial", Telma Encarnação é dona de si própria e apresenta-se em campo sem olhar a nomes. E se no balneário é ela que costuma escolher a música, dentro do relvado são as adversárias que se deixam levar pelas cantigas da jovem avançada.
"Não há ninguém a finalizar como a Telma em Portugal. É uma avançada pura, que só vê baliza!(...) Ela joga com aquela leveza, vontade e alegria e não sinto que jogue com muita ansiedade. São essas características que fazem com que ela tenha este sucesso todo", atirou.
Ao final de cada época que passa, a pergunta surge: onde vai jogar Telma Encarnação? A resposta tem sido sempre a mesma, no Marítimo, mas a verdade é que a campanha na Nova Zelândia aguçou ainda mais o interesse sobre ela.
"Ela gosta muito de estar aqui, onde é muito acarinhada, e sinto que a proximidade que aqui consegue ter com a família acaba por ser determinante para a continuidade dela. Não sei se será por muito mais tempo, só ela e o clube é que vão poder decidir no futuro", comenta Nádia.
O certo é que Telma Encarnação vai inspirando cada vez mais os mais novos e as mais novas com aquilo que vai mostrando no outro lado do globo e esse prémio não se quantifica.
"Os rapazes e as raparigas da formação vão ter com ela, pedem-lhe autógrafos... É o exemplo a seguir. As miúdas querem ser Telmas no futuro e ainda bem. Queremos mais exemplos como este, para que a formação se inspire numa pessoa que trabalhou muito para chegar onde chegou", remata a capitã do Marítimo.