Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ángel Torres pede demissão de Rubiales e lembra: "Temos o Mundial-2030 com Portugal"

Rubiales, com Athenea Del Castillo aos ombros durante a celebração do Campeonato do Mundo.
Rubiales, com Athenea Del Castillo aos ombros durante a celebração do Campeonato do Mundo.AFP
O beijo envenenado do presidente da RFEF a Jenni Hermoso, na Austrália, pode ter consequências graves. De "não podemos ouvir idiotices", como primeira reação às críticas iniciais, ao perdão "insuficiente e inadequado", segundo Pedro Sánchez, passaram-se apenas algumas horas. O tsunami sobre ele está a crescer e a sua defesa é cada vez mais frágil e com menos argumentos.

O presidente do Getafe, Ángel Torres, um dos líderes clássicos do futebol espanhol, falou na manhã desta quarta-feira  num evento do clube e expressou claramente a sua opinião: "Rubiales não pode ser presidente nem mais um minuto. Ele tem três queixas, temos o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e não podemos ter alguém que deu esta imagem".

Torres considera que o próprio Rubiales deve assumir a sua responsabilidade, as consequências dos seus actos (incluindo o gesto obsceno durante a celebração) e abandonar o seu cargo: "O que Rubiales tem de fazer é demitir-se. O seu comportamento tem sido lamentável. Não pode continuar nem mais um minuto como presidente da Federação e, se não se demitir, Pedro Sánchez deve intervir para o sancionar e proceder à sua desqualificação".

Rubiales, felicitando Rocío Gálvez, pouco antes de beijar Jenni Hermoso.
Rubiales, felicitando Rocío Gálvez, pouco antes de beijar Jenni Hermoso.AFP

Do lado político, a cascata de reacções contra Rubiales também continua. Patxi López, secretário de Política Federal do PSOE, afirmou na Cadena SER que "a melhor medida é demitir-se e deixar de manchar a imagem do grande feito de algumas mulheres que deram tudo para ganhar o Campeonato do Mundo".

Um dos mais activos na luta contra o dirigente federativo é Miguel Ángel Galán, presidente do CENAFE (Centro Nacional de Formación de Entrenadores de Fútbol). Depois de ter apresentado queixa ao CSD por via administrativa, Galán deu um passo em frente e abriu a via penal com uma queixa ao Ministério Público de Madrid e à Procuradoria-Geral do Estado.

Angel Torres, presidente do Getafe, pede a demissão de Rubiales.
Angel Torres, presidente do Getafe, pede a demissão de Rubiales.@GetafeCF

Na sua declaração escrita, Galán afirma: "Estou a apresentar uma queixa contra Luis Rubiales por ter cometido um alegado crime de agressão sexual contra a jogadora Jennifer Hermoso. Este comportamento é um ato sexista intolerável no nosso desporto e pode constituir um alegado crime de agressão sexual. Solicito que seja apresentada uma queixa".

O cerco está a apertar-se e o futuro do presidente da RFEF está à beira do abismo.