Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Austrália e Suécia viram atenções para os Jogos Olímpicos após o fim do Mundial Feminino

Suécia conquistou a medalha de bronze diante da Austrália
Suécia conquistou a medalha de bronze diante da AustráliaReuters
A Austrália e a Suécia não chegaram à final do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, mas esperam que as suas participações no torneio lhes dêem uma plataforma para se prepararem para os Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano.

A Suécia terminou em terceiro lugar, pelo segundo torneio consecutivo, e pela quarta vez no total, com uma vitória por 2-0 sobre as anfitriãs este sábado, enquanto as Matildas alcançaram o seu melhor resultado de sempre.

A Austrália também foi derrotada pela Suécia nas meias-finais dos Jogos de Tóquio em 2020, antes de perder para os Estados Unidos na disputa pela medalha de bronze, e o selecionador, Tony Gustavsson, disse que as Matildas estavam a competir um nível acima do esperado.

"Temos muito trabalho a fazer agora para capitalizar isto. É uma conquista enorme para estas jogadoras, considerando os recursos (que temos) em comparação com os recursos financeiros das 10 melhores equipas do ranking. Estas jogadoras, de certa forma, superaram as suas capacidades. O próximo passo agora é o investimento. Investimento a longo prazo, não apenas uma solução rápida, porque muitas destas jogadoras também vão jogar nos Jogos Olímpicos", analisou o selecionador da Austrália.

A Austrália vai receber o Irão, Taiwan e as Filipinas em Perth, em outubro e novembro, na segunda fase das eliminatórias da Confederação Asiática de Futebol para Paris-2024.

"Temos uma boa mistura de jogadores experientes e jovens", acrescentou Gustavsson.

"Pode ser uma vantagem ter alguma continuidade num plantel que passa de um torneio para outro. É um período de transição curto, com as eliminatórias a aproximarem-se. Estou entusiasmado com os Jogos Olímpicos. Mas não podemos antecipar-nos e pensar que vamos lá estar... Por isso, temos de nos concentrar num passo de cada vez", alertou.

A Suécia, de Peter Gerhardsson, que foi vice-campeã olímpica nas duas últimas edições dos Jogos, foi sorteada num grupo com Espanha, Itália e Suíça para a primeira edição da Liga das Nações Feminina, que determina a qualificação para Paris-2024.

As suecas recebem a Espanha, que as derrotou por 1-2 nas meias-finais do Campeonato do Mundo, em Gotemburgo, a 22 de setembro.

"É uma qualificação muito difícil para os Jogos Olímpicos... mas agora vamos ter uma excelente confiança. Terei uma semana para assistir a esses jogos, talvez ler um pouco sobre tudo o que foi escrito em casa, e então mudarei de marcha e começarei a olhar para o torneio da Liga das Nações", afirmou Gerhardsson.

Recorde o Suécia-Austrália