Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Colômbia sonha alto antes de enfrentar a Inglaterra nos quartos de final do Mundial

A Colômbia está a ser uma das surpresas
A Colômbia está a ser uma das surpresasProfimedia
A Colômbia está longe de se contentar com a primeira presença nos quartos de final do Mundial-2023 e não vê a Inglaterra como um obstáculo impossível, depois de ter batido o pé à Alemanha na fase de grupos

Com o apoio dos adeptos, as sul-americanas romperam a barreira defensiva da Jamaica na vitória por 1-0 em Melbourne, na terça-feira, e prepararam um confronto inédito contra as campeãs europeias no sábado.

A Colômbia, número 25 do mundo, é de longe a seleção menos cotada entre as classificadas para os quartos de final do Mundial-2023, mas a capitã Catalina Usme garante que pode chegar até o fim.

"Viemos aqui para jogar sete finais, estamos preparadas para isso", disse Usme, que marcou o golo da vitória contra a Jamaica, aos jornalistas: "Estamos a sonhar alto, podemos fazer isto. Estou muito orgulhoso de fazer parte desta equipa, tanto no aspeto desportivo como na nossa mentalidade. Vamos enfrentar a Inglaterra frente a frente e dar o nosso melhor."

O Brasil, antigo finalista, é normalmente a melhor equipa sul-americana no torneio, mas a Colômbia roubou-lhe o brilho. A canarinha, que derrotou as cafeteras na final da Copa América, já está em casa, depois de não ter ultrapassado a Jamaica na fase de grupos.

A Colômbia não conseguiu o bilhete para o Mundial-2019, na França, mas há anos que prepara a competição atual, investindo na juventude.

Os frutos desse investimento foram visíveis no confronto com a Jamaica, quando o técnico Nelson Abadia escalou Linda Caicedo e Ana Maria Guzman, de 18 anos, no 11 inicial.

Caicedo, atacante do Real Madrid, pode ser a melhor jogadora jovem do futebol feminino no momento, enquanto Guzman teve uma estreia de sonho na Copa do Mundo, assistindo o golo de Usme com um cruzamento longo que caiu nos pés da capitã na área.

"Estamos a dar um passo de cada vez", disse Abadia: "A Inglaterra é a campeã europeia, mas vencemos a Alemanha, a segunda melhor equipa. Fomos sábios o suficiente e tivemos serenidade. Vamos enfrentar a Inglaterra com serenidade. Vai ser um jogo difícil, mas estas situações fazem-nos unir."

Legiões de adeptos vestidos de amarelo deram um grande impulso à Colômbia em cada um dos seus jogos, e eles estavam em plena voz em Melbourne, abafando o apoio dos jamaicanos.

A partida de sábado, no Estádio Austrália, deverá ter mais um clima elétrico, colocando os adeptos colombianos contra a grande comunidade de imigrantes ingleses em Sydney.