Entrevista Flashscore a Andreia Norton: "Podemos fazer coisas bonitas no Mundial"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Andreia Norton: "Podemos fazer coisas bonitas no Mundial"

Entrevista Flashscore a Andreia Norton: ""
Entrevista Flashscore a Andreia Norton: ""FPF
A um mês de completar 27 anos, Andreia Norton vive dias muito felizes. A internacional portuguesa integra a lista de Francisco Neto para a fase final de uma grande competição de seleções, a quarta da sua carreira (Euro sub-19 2012, Euros 2017 e 2022 e Mundial), isto depois de ter acrescentado o título que lhe faltava em Portugal no palmarés: campeã nacional ao serviço do Benfica.

Andreia Norton não é uma pessoa de muitas palavras, mas no futebol a linguagem é universal e a média é uma futebolista de mão cheia. A bola ainda não chegou aos seus pés e ela já sabe qual o próximo passo. Recebe, levanta a cabeça e procura a melhor solução. O selecionador Francisco Neto não abdica dela e percebe-se facilmente o motivo.

Os números de Andreia Norton
Os números de Andreia Nortoninstagram/Opta by Stats Perform

A jogadora do Benfica tem o seu nome inscrito na história da Seleção. Foi ela que marcou o golo que valeu o passaporte para o Campeonato da Europa de 2017, a primeira grande conquista da equipa das quinas no futebol jogado por mulheres. De M grande!

A paixão pelo futebol surgiu na vida de Andreia na infância. Até aos seis anos jogava na rua com os amigos e mais tarde integrou o Clube Desportivo do Furadouro, onde passou a dividir o campo com rapazes, antes de integrar a equipa sénior da UD Oliveirense com apenas 13 anos. Passo a passo, a centrocampista destacou-se e chegou aos grandes palcos. O resto é história.

Andreia Norton (ao meio) com Joana Marchão (à esq.) e Lúcia Alves (à dir.)
Andreia Norton (ao meio) com Joana Marchão (à esq.) e Lúcia Alves (à dir.)FPF

O entusiasmo de jogar contra as melhores

Portugal carimbou o passaporte para o Mundial depois de uma incrível odisseia. 13 jogos! Não há uma seleção no Mundo que tenha travado mais batalhas do que a equipa das quinas para conseguir um lugar entre as 32 finalistas. O fado português mostrou mais uma vez que é preciso sofrer até ao último momento.

"Estamos todas a viver um sonho, estamos muito felizes por representar Portugal numa prova tão importante como é o Mundial. É, sem dúvida, algo incrível, que não dá para explicar", introduziu Andreia Norton, em conversa com o Flashscore, na Cidade do Futebol, em Lisboa, ainda antes da partida para Auckland.

O grupo de Portugal no Mundial
O grupo de Portugal no MundialFlashscore

"Vamos ter desafios bons e difíceis, mas é a jogar contra as melhores que podemos crescer. Agora é continuar a trabalhar forte para chegarmos ao primeiro jogo na máxima força. Estamos muito ansiosas para começar a jogar, mas sabemos que o mais importante é prepararmos-nos da melhor maneira, para chegarmos fortes à competição", acrescentou.

A emoção ecoa nas palavras de Andreia Norton: "Está a ser incrível. Só estar aqui, para mim, é um orgulho muito grande".

O foco está já apontado para o dia 23 de julho, altura em que Portugal entra em campo para medir forças com os Países Baixos, vice-campeões em título, mas na memória ainda está bem fresca a forma como foi alcançada a qualificação.

"A nossa caminhada foi difícil, mas cá estamos. Mostrámos que não há impossíveis e que temos capacidade para estar no Mundial. A nossa união caracteriza-nos muito dentro de campo e damos sempre tudo umas pelas outras. Tem sido sempre assim e acho que isso também foi importante para conseguirmos a qualificação", recordou.

Andreia Norton é presença regular no onze de Francisco Neto
Andreia Norton é presença regular no onze de Francisco NetoFlashscore

"Podemos passar a fase de grupos"

Num ano em que concretizou dois sonhos - campeã nacional e convocada para o Mundial -, Andreia Norton não quer ficar por aqui e olha mais além. A presença na fase de grupos é extraodrinária, mas porque não pensar mais além?

"Época quase incrível, faltou conquistar a Taça de Portugal", corrigiu, de pronto, a média. "Para nós, os três adversários do grupo são muito difíceis. Temos duas equipa (Estados Unidos e Países Baixos) muito experientes, mas o nosso foco está em pensar jogo a jogo. Agora, acredito que podemos fazer coisas bonitas no Mundial. Não vai ser fácil para nós, nem fácil para ninguém", defendeu.

Andreia Norton não esconde ambição
Andreia Norton não esconde ambiçãoOpta by Stats Perform

Em termos coletivos, Norton promete uma equipa a "jogar à Portugal" e não esconde os desejos a curto-médio prazo com o símbolo das quinas ao peito.

"Vou dar sempre o máximo para ajudar a Seleção a chegar o mais alto possível. O sonho continua bem presente em mim e quero continuar a crescer com a Seleção. É verdade que chegámos a um patamar muito bom, mas queremos sempre mais, mais e mais. Acredito que é possível passarmos a fase de grupos", assegurou.

Antes das despedidas, uma mensagem para os adeptos portugueses: "Temos recebido muito apoio e muito carinho nestes dias. É, sem dúvida, algo que nos conforta muito e queremos que continuem assim, mesmo estando longe".