Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francisco Neto anunciou as 23 jogadoras que vão representar Portugal no Mundial feminino

Tiago Alexandre
Atualizado
A competição decorre de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia
A competição decorre de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova ZelândiaLUSA
O selecionador nacional divulgou esta terça-feira o lote de jogadoras que vai representar o país pela primeira vez num Campeonato do Mundo. Face às 23 convocadas para a partida que colocou Portugal no Mundial há apenas uma alteração, com Ana Rute a substituir Vanessa Marques. A competição decorre na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Anunciadas as 23 eleitas para a competição, o selecionador nacional, Francisco Neto, respondeu às questões do jornalista, assegurando em primeiro lugar que, posteriormente, serão convocadas mais duas jogadoras para se juntarem ao grupo de trabalho.

Diferenças entre a seleção atual e a que começou a caminhada: "É uma seleção carregada de ambição e com muitas jogadoras que têm feito um percurso incrível connosco. Gostaria de relembrar que de 2017 até hoje estão 12 jogadores presentes. Este processo não começou só em 2020/21. Em relação ao último Europeu estão 19 jogadoras. A seleção tem crescido imenso. Trabalhamos para que este momento se repita mais vezes".

O que é um bom desempenho no Mundial? "Acima de tudo é os portugueses orgulharem-se de nós. Isso é o principal. Não há mais nenhuma menina em Portugal que diga que há impossíveis. A partir de hoje temos uma referência, não é fácil mas é possível. Queremos chegar ao último dia da fase de grupos a depender só de nós para conseguir o apuramento".

Objetivo cumprido? "Era muito fácil dizer que sim, mas não é assim que nós somos conhecidos. Queremos marcar a nossa presença no Mundial. Não chega o que atingimos até agora, temos de querer sempre mais".

Grupo de trabalho: "É mais fácil fazer com que as jogadoras acreditem fazer a nossa mensagem.  Felizmente temos cada vez mais jogadoras preparadas para as fases finais e queremos andar com pressão".

Redução da lista inicial de 55 jogadoras: "Felizmente tem sido cada vez mais difícil. Eu e a equipa técnica temos tido cada vez mais discussões para fechar a lista de convocadas. Quanto mais jogadoras nós temos, as equipas estão mais fortes e as nossas seleções também. Estão a chegar à seleção AA cada vez mais jogadoras".

Preparação: "Vamos iniciar a nossa preparação no dia 19 de junho e vamos viajar no dia 10 de julho. Neste momento temos agendado um jogo particular para dia 7 de julho, no Bessa, com a Ucrânia. Vamos ter outro na Nova Zelândia, à porta fechada, com a Noruega. Possivelmente será anunciado mais um jogo. Vamos apanhar um inverno que é normal para nós. A única condição que pode haver é o vento. Acho que a adaptação vai correr otimamente".

Lista de convocadas

Guarda-redes: Patrícia Morais (SC Braga), Rute Costa (Benfica) e Inês Pereira (Servette).

Defesas: Joana Marchão (Parma), Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Lúcia Alves (Benfica), Diana Gomes (Sevilha) e Sílvia Rebelo (Benfica).

Médios: Tatiana Pinto (Levante), Fátima Pinto (Alavés), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Norton (Benfica) e Ana Rute (SC Braga).

Avançadas: Telma Encarnação (Marítimo), Carolina Mendes (SC Braga), Jéssica Silva (Benfica), Diana Silva (Sporting), Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting) e Kika Nazareth (Benfica).