Harviken admite ataque de nervos antes da estreia: "Nunca tinha passado por algo parecido"
Em conferência de imprensa realizada no hotel da equipa norueguesa em Auckland, na sexta-feira, a defesa-central revelou que já esperava alguns nervos antes da sua primeira participação num grande torneio, mas não na medida em que a afectaram.
"Posso admitir honestamente que estava nervosa antes do início do jogo, era algo completamente diferente do que já tinha experimentado antes", disse ela aos repórteres: "Eu estava muito preparada para que fosse assim, mas nunca tinha passado por algo parecido", acrescentou.
Depois de ter sido informada pelo selecionador Hege Riise de que seria titular contra as anfitriãs, Harviken pediu conselhos a Morten Asli, o mental coach da Noruega, e às jogadoras mais experientes da equipa.
"Troquei algumas experiências na noite anterior, e todos foram muito claros ao dizer que eu deveria fazer as coisas normalmente e não transformar o jogo em algo maior do que realmente era", acrescentou a defesa: "Elas (as jogadoras seniores) partilharam as experiências das suas estreias e falaram-me dos jogos que disputaram anteriormente."
Depois de uma dececionante Euro no ano passado, em que a Noruega foi eliminada ainda na fase de grupos, as nórdicas pareceram inseguros contra a seleção da Oceânia, com passes errados e recorrendo a jogadas de bola parada.
"Eu estava um pouco nervosa, talvez tenha pensado que deveria manter as coisas simples e não correr muitos riscos durante o jogo", disse Harviken.
Hannah Wilkinson, da Nova Zelândia, marcou o único golo do jogo no início da segunda parte, conquistando a primeira vitória da sua equipa num Campeonato do Mundo.
"Temos de entrar no ringue, não podemos sentir pena de nós próprios", disse a treinadora norueguesa Riise após a derrota: "O trabalho duro está à nossa espera. Temos de pôr este jogo para trás das costas e decidir o que vamos fazer contra a Suíça."
A Suíça lidera o grupo após uma vitória por 2 a 0 sobre as estreantes Filipinas, com a Nova Zelândia em segundo e a Noruega em terceiro.